terça-feira, 28 de agosto de 2012

Aumento do número de docentes colocados no concurso de contratação no ano letivo de 2012-13


O número de vagas e de docentes colocados no concurso de contratação a termo resolutivo aumentaram em 2012 relativamente ao ano transato.

No concurso para contratação a termos resolutivo foram disponibilizadas 832 vagas e colocados 808 docentes este ano, o que representa um aumento significativo de vagas e colocações em praticamente todas as modalidades de ensino, sendo 60% dos docentes colocados numa das cinco preferências manifestadas e destes 35% na primeira preferência.

Neste concurso regista-se um aumento de 26% de candidatos opositores à oferta de emprego em 2012 quando comparado com o ano anterior, e verifica-se também um aumento na taxa de colocações relativamente ao ano anterior.

As vagas existentes para oferta de emprego foram apuradas tendo como referência as solicitações feitas por todas as unidades orgânicas do sistema educativo da Região Autónoma dos Açores, tendo a Secretaria Regional da Educação e Formação procedido a uma análise rigorosa da distribuição de serviço docente e do número de docentes requisitados pelas mesmas.

O aumento do número de vagas verificado decorre fundamentalmente da necessidade de garantir de forma sustentada a extensão da escolaridade obrigatória para doze anos e até aos dezoito anos de idade e da continuidade da política educativa seguida pelo Governo dos Açores no sentido de promover a igualdade de oportunidades, valorizar a educação e melhorar a qualidade do ensino.

Para o Governo dos Açores a educação é um setor privilegiado em termos de investimento já que constitui um desafio dinâmico capaz de alterar paradigmas, comportamentos geracionais, contribuindo para a criação de uma massa crítica tão necessária para o desenvolvimento, progresso e modernização de qualquer região nos dias de hoje.

Neste sentido o Governo dos Açores defende que a educação e a ciência devem ser o investimento prioritário numa Região que quer garantir cidadãos mais qualificados e melhores condições de competitividade e desenvolvimento.



GaCS

Sem comentários: