sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos passa com distinção na avaliação dos visitantes


Noventa por cento dos visitantes do Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos considera a qualidade deste Centro e serviços prestados por este como de elevada qualidade.

A conclusão ressalta da análise efetuada aos inquéritos de satisfação realizados naquela infraestrutura interpretativa do Parque Natural do Faial, integrados num processo mais vasto de controlo de qualidade realizado todos os anos, no período de utilização mais intensa dos Serviços.

Recorde-se que este Centro de Interpretação é o mais visitado da Região Autónoma dos Açores, com uma média de visitantes anuais bastante superior aos vinte mil.

Ainda da análise realizada aos inquéritos recolhidos entre 1 de julho e 30 de agosto, importa destacar que no critério qualidade do atendimento, 95% das respostas apontam para elevada qualidade deste, 5 % consideram-no razoável e 0% consideram o mesmo como fraco/mau.

Nos 512 inquéritos realizados, foram ainda analisados outros critérios como “organização do espaço”, “conteúdos”, “visita guiada”, “loja”, “bilheteira”, “cafetaria”, “horários”, “preços”, “tempo de espera” e “higiene”, sendo que em todos eles conclui-se pelo enorme grau de satisfação com os serviços prestados.

O Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos esteve este ano nomeado na categoria de Melhor Museu da Europa, tendo sido alvo de análise rigorosa por parte do júri que para o efeito se deslocou à ilha do Faial, por forma a verificar a qualidade do mesmo. A distinção e passagem à final é um reconhecimento da qualidade do Centro, agora comprovado pelos inquéritos realizados.

Saliente-se, ainda, que o CIVC contribui de forma decisiva para a oferta turística do Faial, sendo uma das principais estruturas do PNI desta ilha que mereceu, da Comissão Europeia, a distinção de EDEN – Destino de Excelência, onde também nos critérios de avaliação estão incluídos o atendimento e bom acolhimento prestados nas várias estruturas de interpretação, incluindo as casas de apoio na Caldeira, Monte da Guia e Vulcão dos Capelinhos, Fabrica da Baleia e Jardim Botânico.




GaCS

Sem comentários: