sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Combate à Caulerpa webbiana intensifica-se no Faial com operações de deposição de dragados no porto comercial da Horta


Será dado início às operações de deposição de dragados no porto comercial da Horta já no próximo Domingo, dia 26 de Agosto, com vista ao controlo das colónias da alga Caulerpa webbiana. Esta ação enquadra-se nos esforços que têm vindo a ser feitos para controlar a expansão desta alga de elevado potencial invasor e reveste-se de enorme importância por intensificar o tratamento ao mesmo tempo que aproveita um recurso – os inertes dragados – que de outra forma teriam de ser colocados noutro local, sem disso se retirar algum benefício.

A Caulerpa webbiana foi identificada pela primeira vez no porto da Horta em 2002 e desde então já alargou a sua distribuição quer para a baixa da Feteira, quer para a baía da Praia do Almoxarife, na ilha do Faial. Até ao momento, não se conhece a presença da alga em qualquer outra ilha do arquipélago. Desde 2009 que a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar tem investido no combate à Caulerpa webbiana, por reconhecer o risco associado à continuação da sua expansão, tanto em termos ambientais como económicos.

Pretende-se com a operação de soterramento a inviabilização repentina do stock reprodutor da alga nos locais onde é possível a deposição de dragados, mitigando o problema da propagação da alga a partir dos focos tratados. Este método complementa os esforços já em prática para o controlo ou erradicação da Caulerpa webbiana utilizando outros métodos mais localizados. O método foi escolhido por se tratar de uma forma comprovadamente eficaz e economicamente viável de controlar o stock reprodutor da alga, mitigando o problema da sua propagação.

O local da intervenção foi selecionado por reunir as características para um eficaz tratamento utilizando este método. De facto, o extradorso do molhe do porto comercial da Horta apresenta zonas já artificializadas, com muita abundância da alga, planas ou quase planas e com pouco relevo, com substratos rochosos ou mistos. Em termos de calendarização, o período atual é favorável para a implementação do tratamento já que corresponde a um pico de abundância anual da C. webbiana, sendo importante atuar para mitigar a propagação e diminuir a biomassa.

Esperando-se que esta ação trará consigo alguns impactes, mesmo que temporários, os mesmos foram equacionados, resultando na aplicação de algumas medidas mitigadoras. Em termos ambientais, o plano operacional será implementado de forma progressiva de modo a permitir o acompanhamento e avaliação dos resultados obtidos. Em caso dos resultados continuarem a ser favoráveis, como se espera, serão selecionados locais adicionais para a aplicação do tratamento ao longo das próximas semanas.

A Direção Regional dos Assuntos do Mar irá acompanhar todo o processo.



GaCS

Sem comentários: