terça-feira, 28 de agosto de 2012

Freguesia de Urzelina dispõe de nova creche com capacidade para 16 crianças


A partir de hoje, a freguesia de Urzelina e o concelho de Velas, na ilha de São Jorge, passam a dispor de uma nova creche com capacidade para acolher 16 crianças.

O novo equipamento, orçado em 41 mil euros, foi inaugurado hoje pela Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, Ana Paula Marques, e visa “dar resposta às necessidades prementes das famílias desta localidade, bem como às freguesias limítrofes de Santo Amaro e Manadas”.

As obras de readaptação de um antigo edifício escolar a creche, na freguesia de Urzelina vão permitir, segundo a governante regional, que esta freguesia e o concelho de Velas estejam “melhor preparados para responder às exigências que a atual sociedade nos coloca, uma vez que esta nova resposta social vem reforçar as já existentes no concelho, no âmbito da infância e juventude, as quais apoiam atualmente 161 crianças”.

Falando à margem da cerimónia, Ana Paula Marques destacou ainda o papel da mulher nas últimas décadas, nomeadamente da sua saída do espaço doméstico e integração no mercado de trabalho, e considerou “indispensável” a implementação de políticas de apoio às famílias, as quais passaram pela implementação de um vasto programa de alargamento de equipamentos destinado à primeira infância, permitindo “uma maior disponibilidade dos pais para a realização das atividades profissionais e para a criação de condições propícias ao desenvolvimento e integração social e cultural das gerações mais jovens”.

Aliás, frisou, é neste âmbito que se insere a valência hoje inaugurada, recordando ainda o investimento financeiro feito pelo executivo açoriano no sentido de melhorar as respostas sociais das comunidades açorianas.

No final, a Secretária Regional felicitou a direção do Instituto de Santa Catarina pelo empenho e trabalho demonstrados, e lembrou que a conjugação de esforços deverá ter sempre por finalidade “melhorar o bem-estar das famílias e as condições de desenvolvimento das crianças e jovens no Arquipélago dos Açores”.



GaCS

Sem comentários: