quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Furnas Woodcarving 2012 fomenta recuperação ambiental


O Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM), e a STIHL encontram-se a promover durante esta semana, de 27 de Agosto a 2 de Setembro, uma ação de formação dirigida aos colaboradores das várias organizações ligadas à recuperação ambiental em São Miguel (SRAM, Azorina, SPEA, entre outros). Uma ação que engloba, em simultâneo, um evento de componente artística ambiental de escultura em madeira com motosserra (chainsaw woodcarving) do artista francês internacionalmente reconhecido, Emmanuel Courtot , dirigida ao público em geral.

Sendo o Centro de Monitorização e Investigação das Furnas (CMIF) a sede de um projeto de recuperação ecológica da SRAM, que valoriza o património da paisagem protegida das Furnas, e preocupado com a importância da qualidade e segurança dos seus colaboradores e das suas ações no âmbito da recuperação ambiental, o objetivo desta formação é de facultar aos seus colaboradores os conhecimentos e as técnicas de trabalho mais avançadas tecnologicamente e internacionalmente, nomeadamente ao nível de segurança e manutenção de diversos equipamentos moto-manuais (ex. motosserras, motorrossadoras, foices a motor, perfuradores, sopradores, entre outros) de forma a elevarem-se os padrões de segurança e a capacidade de intervenção nas ações de recuperação ambiental no terreno.

Neste âmbito, e valorizando de igual forma a arte, cultura e a consciência ambiental, o Governo dos Açores convida todos os cidadãos em geral a visitarem aquele centro e a assistirem no seu exterior e “ao vivo” à destreza de Emmanuel Courtot em transformar madeira de árvores mortas ou de espécies invasoras em harmoniosas obras de arte com uma motosserra.

No interior do CMIF, os cidadãos podem encontrar informação sobre o ecossistema da Lagoa das Furnas e sobre todo o trabalho que tem vindo a ser realizado em prol da recuperação da qualidade da água da mesma. Neste centro, os cidadãos poderão ter um contacto mais próximo da realidade da intervenção dos especialistas e práticos nos terrenos que trabalham para a redução da quantidade de nutrientes afluentes à massa de água, assim como tomarem um maior e melhor conhecimento do que tem sido feito com vista a uma alteração do uso do solo que demonstre resiliência para o novo equilíbrio que se espera para o ecossistema da lagoa das Furnas.

A ação de formação durará a próxima semana, tal como a atividade do campeão francês de WoodCarving e profissional da STIHL será visível durante toda a semana, destacando-se o seu ponto alto no próximo fim-de-semana (dias 1 e 2 de Setembro) nas imediações do CMIF, na margem Sul da Lagoa das Furnas, 250 m após a Ermida da Nossa Senhora das Vitórias (Capela da Lagoa).

A entrada para o evento de WoodCarving é livre, pelo que se convidam todos os cidadãos a testemunhar a beleza desta arte chegando ao local pela estrada regional da margem Sul onde serão recebidos pelo “Gandalf”, a primeira escultura realizada no evento do ano passado, no parque de merendas, junto ao parque de estacionamento.

Estas iniciativas resultam de uma parceria exemplar entre a empresa A. S. Maia, representante da STIHL e VIKING para São Miguel e o Governo Regional através do Centro de Monitorização e Investigação das Furnas.



GaCS

Sem comentários: