sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Gestão de resíduos de construção e demolição tem novas ferramentas estratégicas


O Governo Regional, através da parceria entre a Direção Regional do Ambiente e o Laboratório Regional de Engenharia Civil, desenvolveu um projeto de estratégias de gestão de resíduos de construção e demolição (RCD).

Este projeto, que decorreu entre 2009 e 2012, centrado no objetivo de desenvolver e atualizar conhecimentos para a gestão de RCD nos Açores, teve como principais resultados a elaboração de um modelo de Plano de Prevenção e Gestão de RCD em obra, a elaboração de um guia de referência para a gestão de RCD em obra e o desenvolvimento do projeto de investigação de caracterização de agregados reciclados produzidos em São Miguel.

Assim, nas empreitadas e concessões de obras públicas e nas obras sujeitas a licenciamento ou comunicação prévia o projeto de execução é acompanhado de um Plano de Prevenção e Gestão de RCD. Com o modelo agora disponibilizado pretende-se facilitar e orientar a tarefa de elaboração e utilização deste plano.

O guia de referência para a gestão de RCD em obra é um documento mais vasto mas onde facilmente podem ser consultadas as várias questões que se colocam a todos os que intervêm no desenvolvimento de projetos e na execução de obras e, consequentemente, na produção e gestão dos respetivos resíduos.

Os resultados positivos obtidos no projeto de investigação de caracterização de agregados reciclados produzidos em São Miguel evidenciam a possibilidade da sua utilização na construção civil, abrindo caminhos de sustentabilidade económica e ambiental através da fabricação, comercialização e utilização de agregados reciclados a partir de RCD, desde que cumpram com os requisitos de conformidade das normas de produto.

Com estas novas ferramentas pretende-se promover as boas práticas de produção e gestão de RCD e aumentar a reciclagem e utilização dos reciclados em obra. Para mais informações pode ser consultado o Portal Resíduos da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar http://www.azores.gov.pt/Gra/sram-residuos



GaCS

Sem comentários: