quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Governo dos Açores investe mais de 1 Milhão de Euros no melhoramento da operacionalidade do Porto de Pesca do Porto Judeu


O Governo dos Açores vai investir um milhão e cem mil euros no melhoramento da operacionalidade do porto de pesca do Porto Judeu.

Esta manhã, o Vice-Presidente do Governo presidiu à cerimónia de lançamento da primeira pedra desta empreitada que “permitirá voltar a colocar a freguesia do Porto Judeu no roteiro marítimo dos Açores”.

Sérgio Ávila adiantou que a obra agora iniciada “permitirá criar nesta ilha mais um estrutura de apoio à comunidade piscatória local proporcionando uma maior disponibilidade e proximidade de acesso a algumas zonas pesqueiras, neste quadrante da ilha Terceira, à frota da pequena pesca artesanal”, para além de potenciar outras atividades marítimas ligadas ao turismo, ao lazer e ao desporto, que trarão maior notoriedade e desenvolvimento à freguesia do Porto Judeu.

Trata-se assim, disse o governante, de “um investimento estruturante, não só para o desenvolvimento da comunidade piscatória do Porto Judeu, mas essencialmente uma infraestrutura que potencia o desenvolvimento de novas atividades económicas e a criação de emprego nesta freguesia”.

A empreitada teve hoje início prevê a construção de um molhe cais, perpendicular ao cais existente, com 10 metros de largura e  44 metros de comprimento, nos quais se incluem  25 metros de espaço para atracação  de embarcações. Será também implantada uma plataforma, devidamente protegida da ação do mar, que fará a ligação entre as duas margens do porto e que assim garantirá a continuidade da circulação na zona costeira desta freguesia.

A ampliação irá não só “garantir melhores condições de operação e de segurança a todos aqueles que utilizem esta infraestrutura portuária na sua atividade profissional ou recreativa, como também permitirá que esta freguesia possa retomar a sua raiz histórica de forte ligação com o mar”, disse.

Sérgio Ávila lembrou que “nestes últimos anos, o Governo Regional tem realizado um grande esforço de investimento nas infraestruturas públicas de apoio ao sector marítimo da nossa Região para recuperarmos o atraso estrutural de todo um sector que nos tinha sido deixado em péssimas condições”.

O governante salientou que “a renovação da nossa rede regional de portos que temos vindo a executar atrás está hoje à vista de todos” sendo que atualmente os Açores dispõem duma “rede portuária com um nível de qualidade que não tem nada a ver com aquilo que herdamos e que veio reforçar o papel dos Açores no seio do oceano Atlântico”.

O esforço de investimento que o Governo dos Açores tem vindo a efetuar nas estruturas e equipamentos de apoio à atividade marítima é, disse Sérgio Ávila, “fruto de uma vontade política em apostar no mar que nos circunda e que constitui um dos pilares onde também deve assentar a nossa estratégia de desenvolvimento”.

O Vice-Presidente lembrou que na Terceira, à semelhança do que fez em todo o arquipélago, o Governo deu um grande impulso na renovação da frota de pesca, criando condições para existir atualmente “uma frota muito melhor, que valoriza e dignifica a profissão de pescador, e assegura um aumento significativo dos seus rendimentos”.

Ao nível das infraestruturas de pesca, Sérgio Ávila lembrou o investimento na ampliação dos portos de pesca de São Mateus, Biscoitos, Vila Nova, São Fernando-Porto Martins, que foram transformados “em polos de desenvolvimento de diversas atividades marítimas”, para além da construção dos dois molhes na entrada do núcleo de pescas da Praia da Vitória que passaram a garantir boas condições de abrigo em quaisquer condição de vento e de mar.

O governante referiu ainda o investimento feito na construção e requalificação de 137 casas de aprestos e na construção de duas oficinas de apoio à construção e reparação naval da frota artesanal, estando atualmente em curso, na Praia da Vitória, o processo de construção de uma oficina de maior capacidade  dirigida para as embarcações costeiras.

Foram ainda instaladas gruas modernas, com capacidades entre 10 e 16 toneladas, em cinco portos, que garantem condições seguras de alagem de embarcações, para além do pórtico de varagem instalado no porto de São Mateus.

A par destes investimentos, o Governo dos Açores apetrechou ainda os portos com equipamentos de frio que garantem hoje condições adequadas de conservação de pescado e que permitem  valorizar o pescado capturado nas águas dos Açores.

Sérgio Ávila anunciou ainda que no próximo mês de setembro, será instalado um novo pórtico no núcleo de pesca da Praia.

Todas estas obras representaram um investimento, só nos últimos 4 anos, de mais de 15,5 milhões de euros na ilha Terceira no sector das pescas.

Um facto “ainda mais relevante quando assistimos em todo o País e na generalidade da Europa uma redução drástica do investimento público”, disse.


Anexos:
2012.08.23-VPGR-PortoJudeu 1.mp3
 2012.08.23-VPGR- PortoJudeu 2.mp3


GaCS

Sem comentários: