quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Governo melhora acessibilidades e enquadramento paisagístico das estradas do Faial


A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos (SRCTE) está a executar diversos arranjos urbanísticos nas Estradas Regionais da ilha do Faial que visaram melhorar significativamente as acessibilidades e a circulação rodoviária, introduzindo, igualmente, fatores de embelezamento e sustentabilidade ambiental à rede viária.

No âmbito da segurança rodoviária, as intervenções têm-se focado na melhoria das condições de segurança nos entroncamentos com as estradas regionais, através do reordenamento e reforço da sinalização horizontal e vertical. Até agora foram alvo de melhoria os entroncamentos da Fernandega, Largo Manuel de Arriaga, New Bedford, Pedregulho, Arrife, Ilha Azul, Algar, Santa Bárbara, Príncipe Alberto Mónaco, Cruzeiro.

Em fase de conclusão estão as obras de reordenamento do entroncamento da E.R. 1-1ª com a Rua da Igreja, na freguesia do Cedros, e o cruzamento da E.R. 2-2ª com a Rua da Praça, freguesia dos Flamengos. Os trabalhos neste último visam eliminar a mini rotunda ali existente, criando novas regras de circulação com o intuito de melhorar as condições de segurança neste nó de ligação.

A Delegação na ilha do Faial da SRCTE está igualmente a proceder à melhoria da acessibilidade pedonal, tendo já executado e reabilitado cerca de 500 metros de passeios e respetivos rebaixamentos em diversas freguesias da ilha permitindo, desta forma, melhorar a circulação de pessoas portadoras de mobilidade reduzida.

Neste contexto, iniciou-se um processo de reordenamento dos passeios e passadeiras da Avenida Vasco da Gama, com aplicação de calçada portuguesa. Esta requalificação permitiu igualmente a reconversão da praça de táxis existente, a melhoraria dos acessos, a circulação de viaturas na zona de estacionamento, bem como o embelezamento do local. Os trabalhos realizados incluíram o prolongamento do passeio pedonal que percorre a chamada Rua do Peter até ao acesso à Marina com rebaixamento do topo, a substituição de duas passagens de peões por uma única em calçada, a criação de uma ilha florida com canteiro e plantação de flores e ainda a substituição do poste de iluminação pública.

De salientar, por outro lado, a realização de várias ações de arranjo e embelezamento nas estradas regionais, como a colocação de floreiras da Avenida 25 de Abril, e a requalificação de diversos taludes na ER 1-1ª para a plantação de flores ornamentais e autóctones.



GaCS

Sem comentários: