terça-feira, 28 de agosto de 2012

Governo melhora acesso à Vila da Calheta


O Secretário Regional da Ciência Tecnologia e Equipamentos presidiu ontem à cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada de reabilitação da E.R. N.º 1-2.ª acesso à Vila da Calheta, desde o Matadouro, na Ilha de São Jorge.

Trata-se de um investimento na ordem de 1.150.000,00€ e que terá um prazo de execução de 9 meses. Os trabalhos irão desenvolver-se numa extensão de 3,55 km, compreendendo dois troços: Centro de Saúde – Matadouro e Centro de Saúde – Vila da Calheta.

No seu discurso, José Contente referiu que a reforma viária que se fez nos Açores, de Santa Maria ao Corvo, e em particular na Ilha de São Jorge, onde foram intervencionados mais de 66 km, representa um investimento que ronda os 12 milhões de euros.”Este é o esforço dos governos presididos por Carlos César para dotar todas as ilhas de boas acessibilidades terrestres, melhorando não só a transitabilidade de pessoas, bens e materiais, como a própria economia da ilha”, referiu o governante. Esta reforma permitiu ainda que as estradas regionais se constituíssem como cartões-de-visita e uma mais-valia no âmbito do sistema viário regional.

Segundo o governante açoriano, “é de assinalar que mesmo em tempos de dificuldades, o Governo dos Açores continua a investir contra alguns "vendilhões do templo" que, baseados muitas vezes, em notícias alarmistas, estão mais preocupados em denegrir as finanças públicas regionais do que perceber que nos Açores, felizmente, ainda se vive noutro clima. Só servem para "cramar", como se diz em S. Jorge”, acrescentou o Secretario Regional.

Para José Contente “este período eleitoral é sempre propício não tanto a obras, mas por vezes a manobras” referindo a sua satisfação por na ilha de São Jorge, nesta legislatura, “se ter  cumprido mais um compromisso, o que constitui naturalmente motivo de orgulho, mas sobretudo de tranquilidade e de segurança para todos quantos residem e visitam esta ilha”.

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos assinalou que os governos presididos por Carlos César, já intervencionaram cerca de 1.200km dos 1.500 km totais da rede viária regional e que este investimento representa a atenção às acessibilidades terrestres como fator de desenvolvimento da própria ilha e das nove ilhas em geral. “O governo continua apostado em investir na Região Autónoma dos Açores, ao contrário do que se passa no Continente e na Região Autónoma da Madeira, onde não se conhece o investimento, mas apenas a contração” referiu.

O governante açoriano manifestou a sua satisfação pelo início desta obra, não só pela sua importância no sector da construção civil mas por ser fundamental no âmbito do sistema rodoviário da ilha de São Jorge, constituído por 128 km.

“Com esta obra o governo regional resolve o problema do acesso à Vila da Calheta e ao mesmo tempo concede-lhe uma nova fisionomia panorâmica”, disse. Felicitou ainda os Jorgenses e em particular os Calhetenses que, a partir deste momento, “passam a ter uma via segura, de qualidade e, sobretudo, que irá permitir que se mantenham os bons índices da segurança rodoviária”.


Anexos:
2012.08.27-SRCTE-EstradaCalheta.mp3


GaCS

Sem comentários: