segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Inauguração da empreitada de requalificação ambiental e urbanística da Baía de São Lourenço


O Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, vai inaugurar a empreitada de requalificação ambiental e urbanística da Baía de São Lourenço, na ilha de Santa Maria, no dia 28 de agosto, pelas 10 horas.

A obra consistiu em três intervenções distintas, conjugadas de forma a obter a requalificação ambiental e urbanística da Baía de São Lourenço: proteção costeira, requalificação urbanística e o reperfilamento da Ribeira dos Folgados.

Quanto à proteção costeira, foram intervencionados o troço entre os muros de proteção da piscina e o muro ala Sul da ponte da foz da Ribeira dos Folgados, o troço situado entre o prolongamento do muro ala Norte da mesma ponte e o muro de suporte da zona de estacionamento central da marginal e o troço entre o extremo Norte do muro de suporte da zona de estacionamento central da marginal e o muro de suporte na zona da duplicação da via rodoviária.

Nas zonas onde se detetaram indícios de infraescavação da formação rochosa, que se desenvolve ao longo de quase toda a baía e que serve de base aos muros de suporte, executou-se uma proteção da base do muro relativamente à ação erosiva da agitação marítima incidente

O projeto de requalificação urbanística preconizou que a proteção costeira se realizasse em dois níveis, permitindo resolver o desnível de uma forma mais integrada, possibilitando o desenvolvimento de um percurso pedonal a uma cota inferior à do arruamento para trânsito predominante de automóvel. Executou-se o revestimento dos panos dos muros de contenção com pedra de basalto regional, garantindo uma imagem mais consentânea com a restante encosta da Baia de São Lourenço, tendo sido também solucionados alguns problemas de urbanização daquela localidade, com a normalização do estacionamento automóvel e a criação de espaços de lazer.

No que se refere ao estacionamento automóvel, compatibilizou-se a solução geral de requalificação com a criação de um estacionamento adicional junto ao porto de recreio e redefinição do desenho urbanístico dos restantes, promovendo com esta intervenção urbana uma maior apetência pela visita deste local e pela sua divulgação em termos turísticos.

No complexo de piscinas naturais, foi construído um edifício abaixo da cota do arruamento viário existente, proporcionando aos utentes daquelas estruturas, um Bar/Cafetaria, balneários, instalações sanitárias e instalações técnicas de apoio e arrumos.

Relativamente ao reperfilamento da Ribeira dos Folgados, esta intervenção foi motivada devido ao perigo que constituía para o trânsito na localidade e para as infraestruturas em desenvolvimento na empreitada, assegurando a estabilidade dos taludes adjacentes e da ponte pedonal e do muro de contenção da foz daquela linha de água.



GaCS

Sem comentários: