terça-feira, 14 de agosto de 2012

Nota da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas sobre o abastecimento de água à lavoura no POA da zona central de São Miguel


Nos últimos dias e devido à diminuição dos caudais debitados pelas nascentes, o nível de água existente no açude do Monte Escuro, no Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) da zona central de São Miguel, que fornece praticamente todo o sistema de abastecimento de água à lavoura em Vila Franca do Campo, tem decrescido progressivamente.

Esta situação, detetada pela monitorização diária feita pela IROA, SA às infraestruturas de abastecimento de água, aliada ao aumento dos consumos de água verificado nesta altura do ano, levou ao surgimento de algumas quebras no abastecimento de água à lavoura.

Com o intuito de resolver esta situação e de promover o regular abastecimento de água às explorações agrícolas, a IROA, SA ativou hoje o “Plano de Gestão da Água Agrícola” existente para a ilha de São Miguel, reforçando o abastecimento do reservatório da Mata dos Florestais, com água fornecida e transportada pelos Bombeiros Voluntários de Vila Franca do Campo.

O reforço de abastecimento de água efetuado a este reservatório permitirá também haver água no posto de abastecimento dos Fornos (Ponta Garça), bem como nos postos de abastecimento do caminho do Peca e Casa da Batata (Ponta Garça), os quais são os postos públicos de abastecimento de água agrícola mais importantes no Concelho de Vila Franca do Campo.

Informam-se todos os senhores agricultores que se devem abastecer de água nos referidos postos até que os níveis das nascentes se encontrem restabelecidos.



GaCS

Sem comentários: