quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Secretária da Educação classifica como “magnânimo” o peso dos 478 anos de História de Angra como cidade


A Secretária Regional da Educação e Formação, Cláudia Cardoso, classificou terça-feira à noite como verdadeiramente “magnânimo” o peso dos 478 anos de história de Angra do Heroísmo como cidade.

Falando em representação do Presidente do Governo na sessão solene comemorativa do aniversário daquela que é a mais antiga cidade dos Açores, a governante referiu ainda que a história de Angra foi coroada, em 1983, com a classificação pela Unesco do seu centro histórico como Património Mundial.

A História não se resume a um “amontoado faustoso de datas”, reconheceu Cláudia Cardoso, mas, no caso de Angra, o seu percurso “é singular” e “poucas cidades no mundo ostentam um passado de glórias inúmeras” como é o seu.

Perante este percurso, acrescentou a Secretária da Educação e Formação, “não podemos deixar de sentir imenso orgulho por pertencermos a este município, por nele termos sedimentado as nossas raízes, escolhendo-o – ou ele a nós – como local de eleição”.

Defendeu também ser “suprema responsabilidade dos que hoje a governam honrar a sua história singular”, adiantando que “o juízo que ficará será sempre o daqueles que colocaram Angra à frente dos seus próprios interesses”, pois “não há interesses políticos, partidários, pessoais ou outros que lhe possam ensombrar o encanto”.

Para Cláudia Cardoso, Angra do Heroísmo, tal como os organismos vivos, “respira, cresce, desenvolve-se, e deve continuar, mais do que nunca, a fazê-lo”, lutando “pela história contra as adversidades, as externas naturalmente, e as internas que lhe podem perturbar o semblante e menorizar o caminho”.

“Desejo portanto que a celebração que hoje aqui concretizamos não seja apenas o cumprimento duma simples efeméride”, concluiu a Secretária da Educação e Formação, formulando votos, em nome do Governo dos Açores, para que “a união, que não sinónimo de unanimidade, persista neste desígnio laborioso e nobre de tornar Angra um lugar melhor para se viver”.


Anexos:

2012.08.21-SREF-SessãoSolene478aniversárioAngra.mp3


GaCS

Sem comentários: