sábado, 29 de setembro de 2012

Carlos César diz que Confraria do Leite dos Açores é distinção que faltava aos lavradores, ao seu trabalho e ao seu produto


Para o Presidente do Governo, que foi hoje entronizado como Confrade Honorário da recém-constituída Confraria do Leite dos Açores, em cerimónia que decorreu na freguesia dos Arrifes, esta instituição “testemunhará, da forma mais enfática, o labor produtivo e o melhor da projeção externa comercial da nossa Região”.

Carlos César salientou, durante a cerimónia, que esta confraria é “uma distinção que faltava às sucessivas gerações de lavradores, valorizando o seu trabalho e o seu produto. Gente que fez de dois por cento da superfície do território do país, um terço da produção nacional do leite. Gente que, ao longo das últimas décadas, se esforçou e venceu a batalha da quantidade. Gente que, do mesmo modo, se esforçou e venceu a batalha da qualidade”.

O Presidente do Governo considera que o leite dos Açores é hoje, por isso, “um produto que não só traz rendimento e ocupação às famílias açorianas como traz prestígio, riqueza e visibilidade externa à nossa Região”.

Para Carlos César, esta confraria é também uma forma de convocar os cidadãos e as instituições para a defesa do que é nosso: “ é um trabalho que temos que fazer nesta área, como em outras, mas é um trabalho que compete à Confraria do Leite desenvolver com muito entusiasmo. Um trabalho junto dos consumidores, junto das instituições externas que nos podem ajudar ou que nos podem servir. Um trabalho junto das nossas próprias instituições”, sublinhou.

Dirigindo-se aos confrades, o Presidente do Governo afirmou que trabalho da Confraria do Leite “vai permitir, por exemplo, certamente, que, numa próxima assembleia destas, tenhamos a companhia da RTP-Açores que, também como é nossa, pode dar visibilidade, prestígio e honrar produtores e uma produção que é tão nossa”.

Considerou, por isso, que a confraria tem muito trabalho à frente “para prestigiar e honrar aquilo que assumimos hoje como nosso compromisso: a defesa do leite dos Açores. Uma defesa no plano económico e social mas também no plano formativo e pedagógico”.

Carlos César enfatizou que “é uma defesa que se confunde com o nosso dever maior, que é o de defender sempre, sempre, sempre os Açores”.

Constituída oficialmente em junho de 2011 com o apoio da Junta de Freguesia dos Arrifes e tendo como parceiros fundadores a Unileite, a Associação de Jovens Agricultores Micaelenses e a Cooperativa Agrícola Bom Pastor, a confraria, liderada por Benjamim Massa, tem como principal objetivo a promoção do leite a partir da maior bacia leiteira. Hoje teve o seu primeiro Bodo de Leite.

O traje escolhido pelos confrades é inspirado no lavrador dos Arrifes, em que a capa representa a forma como em dias de chuva e frio se abriga no campo, com um capote de fardo oleado, dando assim origem a um “poncho” castanho claro, debruado a verde (das pastagens), e por um chapéu de feltro, na mesma cor, semelhante ao usado em dias de cerimónia.

Carlos César, que é confrade de muitas confrarias que se dedicam à promoção e preservação de produtos, costumes e cultura dos Açores, manifestou a sua satisfação por poder incluir mais um – porventura o mais importante – produto regional no leque dos que jurou promover, defender e honrar.


Anexos:
2012.09.29-PGR-Confraria-do-Leite-entronização.mp3



GaCS

Sem comentários: