quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Esclarecimento do Subsecretário Regional das Pescas


Face a uma notícia divulgada pela Agência Lusa intitulada "Açores: Rendimentos da pesca caíram 22,5 por cento até agosto", entretanto corrigida com o novo título "Rendimentos da pesca caíram 0,7 por cento até agosto", e dado que a generalidade dos órgãos de comunicação social divulgaram apenas a primeira versão errada, o Governo Regional esclarece o seguinte:

De facto, e segundo dados confirmados pelo Serviço Regional de Estatística (SREA), o rendimento da pesca descarregada em lota nos portos dos Açores sofreu uma quebra de apenas 0,7 por cento nos primeiros oito meses deste ano, face ao mesmo período de 2011.

Entre janeiro e agosto, o pescado vendido em lota nas ilhas rendeu cerca de 30 milhões de euros, contra 30,2 milhões no período homólogo de 2011.

Assim, o valor da pesca descarregada nos primeiros oito meses do corrente ano já atingiu 77,5 por cento do valor da totalidade da pesca descarregada durante os doze meses de 2011.

Esta ligeira diminuição dos rendimentos da pesca em primeira venda nas ilhas reflete a redução no volume de pescado descarregado, sobretudo devido à escassez da espécie “bonito” nos mares dos Açores.

Com efeito, nos primeiros oito meses deste ano, foram descarregadas nas ilhas 11 mil toneladas de pesca, menos cerca de 1,9 mil do que entre janeiro de agosto do ano passado.

Contudo, esta situação representou uma valorização do produto da pesca descarregado em lota, porque o preço médio de venda do pescado subiu 16 por cento, tendo passado de uma média de 2,33 € por quilo em 2011 para 2,70 € por quilo durante o corrente ano.



Anexos:
2012.09.27-SsRP-EsclarecimentoVolumePescas.mp3


GaCS

Sem comentários: