terça-feira, 25 de setembro de 2012

Governo apoia apetrechamento de clubes desportivos


A Secretária Regional da Educação e Formação, Cláudia Cardoso, presidiu esta manhã à cerimónia de assinatura dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo de apoio à aquisição de viaturas e apetrechamentos diversos.

Conforme disse, na ocasião, Cláudia Cardoso, estes investimentos visam “a melhoria das condições de apoio à prática, seja através da aquisição de viaturas especificamente adaptadas ao transporte de jovens, seja por outros processos de apetrechamento”.

“Pela parte do Governo dos Açores a celebração deste tipo de apoios demonstra que pomos em prática os princípios da transparência e da equidade, com base em critérios bem definidos que são do conhecimento prévio dos clubes e associações e que acontece em dois momentos determinados no ano: abril e setembro”, disse também a Secretária Regional.

A governante teve, depois, “uma palavra de louvor” à capacidade de iniciativa e de gestão “capaz e capacitada” dos dirigentes desportivos.

No corrente ano estão previstos 24 contratos-programa deste tipo, dos quais 16 correspondem à aquisição de viaturas de transporte de atletas, com comparticipações que variam conforme o número de atletas em cada caso, com um mínimo de 25% e um máximo de 60%.

Das 16 viaturas apoiadas, 7 são de Clubes e associações da ilha Terceira; 4 de S. Miguel, 2 do Pico e 1 de S. Jorge, 1 do Faial e 1 das Flores, correspondendo a um volume global de investimento que ascende a 258 mil euros, apoiado pela Direção Regional do Desporto em 1167 mil, o que corresponde a uma comparticipação média de 45,34%.

Ao nível dos apetrechamentos diversos, existem este ano 8 contratos-programa, sendo 5 de S. Miguel, 2 da ilha Terceira e 1 do Faial, os quais totalizam globalmente um investimento dos clubes e associações de 50 mil euros, comparticipados com 28 mil, uma comparticipação média de 56,24%.

“O Governo dá assim continuidade aos investimentos e simultaneamente aplica políticas de intervenção social só possíveis dada a gestão rigorosa e criteriosa que fazemos, sublinhou Cláudia Cardoso, acrescentando que esta disponibilização de apoios “é mais uma das medidas de política desportiva que tem contribuído decisivamente para termos atingido o patamar de sermos a região de referência do País com a maior taxa de participação desportiva federada potencial entre os 8 e os 34 anos e que alcançou no ano de 2011 pela primeira vez o valor de 22,5%”.



Anexos:
2012.09.25-SREF-Viaturas.mp3


GaCS

Sem comentários: