terça-feira, 25 de setembro de 2012

Governo dos Açores aprova novo pacote de apoio à habitação degradada em São Jorge


O Governo dos Açores aprovou hoje um novo pacote de apoios à reabilitação de habitação degradada, o qual vai beneficiar 22 agregados familiares na ilha de São Jorge.

Atribuídos no âmbito do programa de reabilitação e requalificação de habitação degradada, os apoios representam um investimento superior a 415 mil euros. Com o pacote hoje autorizado, e para a presente legislatura, ascende a 2.7 milhões de euros o investimento efetuado nesta área em São Jorge. Já ao nível da Região foram apoiadas mais de 1.300 famílias, correspondendo a um esforço financeiro superior a 21 milhões de euros.

Na cerimónia de atribuição dos apoios, que decorreu esta manhã na Pousada de Juventude de São Jorge, Ana Paula Marques, Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, explicou que nesta ilha, em termos de realojamentos, incentivos ao arrendamento, aquisição e construção de habitação própria permanente e reabilitação de habitação degradada, já foram apoiadas mais de duas centenas de famílias, num investimento de cerca 3,5 milhões de euros.

A governante lembrou que a política habitacional do Governo dos Açores pretende melhorar as condições de vida das famílias, sublinhando que a mesma tem proporcionado mais e melhores condições de habitabilidade; permitido a manutenção da cultura e do património edificado; contribuído para a fixação das pessoas nas suas freguesias de origem; e dinamizado o sector local da construção civil. “Muitos postos de trabalho têm sido salvos através desses apoios”, afirmou Ana Paula Marques.

A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social sublinhou, ainda, que o investimento público na área habitacional só é possível graças à gestão rigorosa das contas regionais. “Uma postura que tem permitido ajudar aqueles que mais necessitam”, concluiu.




GaCS

Sem comentários: