quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Governo promoveu ação de controlo Gunnera Tinctória


A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas promoveu, durante várias semanas, a intervenção em cerca de 35 quilómetros de caminhos rurais e florestais e 33 hectares de área baldia, com ações de controlo de Gunnera Tinctória, mais conhecida por “Gigante”, sendo recolhidas cerca de 88 toneladas de material vegetal, posteriormente entregues no aterro sanitário.

Esta espécie, originária da América do Sul, apresenta, no clima dos Açores, um grande poder de competição e invasão, pelo que é identificada como uma das principais ameaças à biodiversidade florística e faunística açoriana.

São plantas que podem atingir cerca de dois metros de altura, com caules grossos e carnudos, que desenvolvem folhas grandes, que podem atingir entre 0,6 metros e os 1,5 metros de diâmetro e cujo fruto é uma espiga que produz cerca de 100 mil sementes anualmente.

Toda a área de intervenção está inserida no Parque Natural da Ilha de S. Miguel, dentro da Zona de Proteção Especial (ZPE) do Pico da Vara – Ribeira do Guilherme, pelo que o sucesso desta intervenção representa uma mais-valia para a preservação dos habitats aqui existentes.

Relativamente aos métodos de controlo utilizados recorreu-se, na zona do Planalto dos Graminhais e Reserva Integral de Caça do Planalto dos Graminhais à remoção manual da planta e em alguns caminhos de acesso ao Planalto à remoção da frutificação e controlo químico da planta.

A presente ação superou todos os objetivos inicialmente estabelecidos, graças ao grande envolvimento dos funcionários da Direção Regional dos Recursos Florestais, para além de pessoas inseridas no Programa Social de Ocupação de Adultos (PROSA).



GaCS

Sem comentários: