sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Há grande esperança e confiança na ciência e tecnologia do futuro, diz José Contente


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos presidiu, esta manhã, na Universidade dos Açores, à abertura das I Jornadas da Macaronésia sobre temas atuais da Física – Physics 2012.

O evento conta com a participação de vários docentes e investigadores das Universidades dos Açores, Évora, Minho, Técnica de Lisboa, La Laguna (Canárias), Madeira, Clássica de Lisboa e com a participação de membros da Sociedade Portuguesa de Física e do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. Os temas abrangem as áreas da biofísica, fotónica, meteorologia, física dos materiais, passando também pelo ensino da física.

Devido à sua localização e especificidade geográfica, os Açores oferecem um conjunto de desafios no âmbito do estudo da Física, nomeadamente o estudo das comunicações por fibra ótica, meteorologia e efeitos adversos do clima, astronomia, oportunidades de investigação e exploração de energias alternativas, baseadas num conhecimento profundo de novos materiais, como por exemplo os semicondutores e seus princípios físicos, enquadrados numa estratégia de desenvolvimento sustentável. Astrofísica, Física dos Materiais e Geofísica são apenas algumas vertentes da grande área da física que podem ter interesse estudar na região da Macaronésia.

Na cerimónia, José Contente referiu que “à luz da Física, podemos compreender fenómenos a todas as escalas e, com o Bosão com diferentes tipos de organização, desde partículas elementares aos núcleos, átomos e moléculas, às macromoléculas biológicas e às fases da matéria, às células, ao cérebro humano e aos sistemas sociais, aos planetas e às estrelas, às galáxias e ao próprio Universo, ao caos e aos fractais".

O governante afirmou que “há uma grande esperança na ciência perante um quadro de desregulação económica e social, em que o mundo de hoje vive”.

Para José Contente “ do ponto de vista dos europeus, o que é visto como cientifico, por ordem decrescente - medicina, física, biologia, astronomia, matemática, psicologia, economia, astrologia, homeopatia e história -, é curioso o lugar cimeiro da física (resultado deste esforço crescente de aproximação ao público em geral e o da astrologia e homeopatia à frente da história).

O Secretário Regional defendeu ainda que “existem dois modos de comunicar Ciência: comunicação formal (Escola) e comunicação informal (média: TV, internet, jornais, rádio, livros; museus e centros de ciência) ” referindo “que os órgãos de comunicação social nos Açores terão que fazer maior esforço para contribuírem e participarem na divulgação da Ciência”.


Anexos:
2012.09.28-SRCTE-Physics2012.mp3


GaCS

Sem comentários: