sexta-feira, 21 de setembro de 2012

I Fórum do Atlântico terminou hoje na Horta


Terminaram hoje os trabalhos coletivos do I Fórum do Atlântico, realizado na Horta. Amanhã apenas decorrerão reuniões internas dos organizadores, tendentes à compilação dos resultados.

No final da sessão de trabalhos plenários, que reuniu mais de uma centena de pessoas, o diretor regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, enfatizou o bom trabalho que o Governo dos Açores tem promovido no conhecimento e uso sustentável do seu mar. Foram abordados temas como o Protocolo de Nagoya, a implementação de uma rede regional de Áreas Marinhas Protegidas através do Parque Marinho dos Açores e Parques Naturais de Ilha, a publicação de um conjunto de diplomas que materializam a abordagem precaucionária ao ambiente, a exploração mineral e a recolha de amostras para trabalhos científicos.

Apesar de considerar que o Mar dos Açores é tentador para diversas utilizações, incluindo o setor económico e científico, o diretor regional salientou que a Região não aceita ser parceira passiva do que se passar no oceano que rodeia as ilhas. Pelo contrário, referiu que os Açores estão empenhados em fazer mais e melhor, incluindo contribuir para a liderança europeia em temáticas relacionadas com a utilização do domínio do mar profundo.

Neste fórum, organizado conjuntamente pela Comissão Europeia, Governo da República e Governo dos Açores, foram discutidos temas como a exploração biotecnológica, exploração mineral, desenvolvimento tecnológico, acessibilidade, limitações ambientais, empreendedorismo, financiamento, entre outras atividades relacionadas com o uso dos recursos naturais costeiros e do mar profundo.



GaCS

Sem comentários: