sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Inspeção Regional do Trabalho garante acompanhamento aos trabalhadores da Asta Atlântida


A Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, através da Inspeção Regional do Trabalho (IRT), refuta as críticas feitas hoje pelo BE/Açores sobre o trabalho desenvolvido pela IRT junto dos trabalhadores da Asta Atlântida e garante que “desde a primeira hora acompanhou e defendeu os interesses dos trabalhadores”.

“Em nome da verdade e total transparência”, o Inspetor Regional do Trabalho, Carlos Maia, esclarece que, no âmbito do decurso do processo da Asta Atlântida, foram efetuadas 12 visitas inspetivas à empresa, tendo sido ainda levantados três autos de notícia.

“Levantámos três autos de notícia, um dos quais por falta de pagamento da compensação retributiva, tendo a empresa pago voluntariamente a coima aplicada. Por outro lado efetuámos dois apuramentos salariais, um por falta de pagamento da compensação retributiva e outro por falta de pagamento pontual de retribuição”, realçou Carlos Maia, acrescentando que “não tendo sido pagos voluntariamente tanto as coimas aplicadas como os créditos apurados, nestes últimos dois processos, foram os mesmos remetidos ao Tribunal do Trabalho para efeitos de execução”.

Ainda segundo o Inspetor Regional do Trabalho, “simultaneamente todos os trabalhadores foram notificados individualmente da remessa dos processos para o Tribunal do Trabalho e também para, junto do mesmo Tribunal, requererem a execução dos créditos”.

Logo, sublinhou, “não corresponde à verdade que a Inspeção não reagiu a qualquer pedido de intervenção feito por um ou mais trabalhadores”.


Anexos:
2012.09.28-IRT-RefutaCríticasBE/Açores.MP3



GaCS

Sem comentários: