sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Nova escola vai conferir formação certificada de excelência nas atividades ligadas ao mar


A Escola de Formação de Marítimos dos Açores (EFMA) é um centro de formação de excelência, dotado de infraestruturas modernas, a serem brevemente instaladas na ilha do Faial, que visam corresponder aos mais elevados padrões e requisitos exigidos segundo normas e convenções internacionais.

Vocacionada para a formação de profissionais marítimos, permitirá qualificar indivíduos aptos para o trabalho nos mais variados tipos de embarcações ou estruturas portuárias. Contudo a EFMA possibilita também os seus formandos a aquisição de competências base que, coordenadas com formação tecnológica marítima, permitem equivalências ao nível do ensino básico e secundário.

Os programas desenvolvidos pela EFMA, têm como objetivo corresponder aos mais elevados padrões de formação de marítimos, obedecendo a critérios nacionais e internacionais de formação e certificação (Standards of Training and Certification Watchkeeping – STCW). É intenção proporcionar a todos os formandos uma experiência pedagógica única, onde a relação custo/tempo dos cursos seja de facto eficiente, e se traduza em sucesso profissional.

A Escola possibilita aos seus formandos, a frequência de cursos em diferentes modalidades de aprendizagem, procurando assim corresponder às expetativas e necessidades de cada um. Assim sendo, poderão ser frequentados: Cursos de certificação profissional; Cursos de dupla certificação (académica e profissional); Cursos de qualificação STCW (Convenção Internacional sobre Normas de Formação, de Certificação e de Serviço de Quartos para os Marítimos) e Cursos de especialização tecnológica.

Os cursos de certificação profissional permitem obter competências profissionais para acesso a determinada categoria profissional, assim como determinados certificados reconhecidos internacionalmente (STCW). Estes cursos podem ser frequentados em diferentes modalidades de formação.

Os cursos de dupla certificação, para além da certificação profissional, permitem obter equivalências ao nível do ensino básico e secundário, com as devidas adaptações caso se tratem de estudantes oriundos de PALOP’s (Portaria n.º 224/2006, de 8 de Março). Estes cursos poderão variar na sua carga horária, atendendo ao perfil académico do formando.

Os cursos de qualificação STCW habilitam os formandos com certificação internacional, de acordo com Convenção Internacional sobre Normas de Formação, de Certificação e de Serviço de Quartos para os Marítimos. Os cursos de especialização tecnológica habilitam os formandos com o nível 5 de qualificação profissional e um diploma de especialização tecnológica (DET).

A frequência de alguns destes cursos dão ainda acesso a um período de estágio, em contexto de trabalho, a bordo das companhias de navegação com protocolos celebrados com a EFMA.

A importância do mar dos Açores, para o desenvolvimento económico e social da Região Autónoma, e ainda o papel estratégico que esta ocupa no âmbito das ciências do ambiente e do mar, levaram à consideração no Programa do X Governo Regional a intenção de capacitar a Região com competências na formação e certificação de marítimos de forma a agilizar e fortalecer o exercício das atividades marítimas relacionadas com os transportes, pesca e turismo.



GaCS

Sem comentários: