segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Políticas de igualdade são fundamentais para a coesão social


“As políticas de igualdade são fundamentais para o reforço da coesão social e para a promoção de uma sociedade mais justa e solidária onde todos, sem exceção, devem ter vez e voz de pleno direito”, afirmou Natércia Gaspar, Diretora Regional da Solidariedade e Segurança Social, esta manhã, nas Capelas, na sessão pública de apresentação do “Jogo das Igualdades”, acrescentando que essa importância foi valorizada e institucionalizada pelo Governo dos Açores nesta legislatura.

Segundo Natércia Gaspar, as políticas de igualdade - intimamente ligadas à promoção social e pessoal das pessoas - promovem a igualdade de direitos, de representação, de reconhecimento e de respeito e oferecem a todos os indivíduos, independentemente do sexo, origem étnica, religião ou crença, deficiência, idade e orientação sexual, as mesmas oportunidades.

É convicção do Governo dos Açores, sublinhou a diretora regional, que as políticas de igualdade são transversais a todos os sectores. “Só assim se constrói uma sociedade onde a igualdade é elevada ao sentido do respeito pela diferença e pela diversidade.”
Na prossecução da política de igualdade promovida pelo Governo dos Açores têm sido promovidas parcerias com diversos organismos da sociedade civil, tendo por finalidade combater todas as formas de discriminação e promover a igualdade de oportunidades numa lógica transversal e intersectorial.

O “Jogo das Igualdades” é exemplo das parcerias promovidas e resulta da colaboração, no âmbito do “Projeto Igualdades”, entre a Direção Regional da Solidariedade e Segurança Social e a associação Norte Crescente.

Financiado desde 2009 pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional da Solidariedade e Segurança Social, o “Projeto de Igualdades” abrange a zona norte do concelho de Ponta Delgada, nomeadamente as freguesias de Ajuda da Bretanha, Santo António, Capelas, Santa Bárbara, Remédios, Ajuda e Pilar da Bretanha, Fenais da Luz e S. Vicente.

Na ocasião, Natércia Gaspar enalteceu, também, o trabalho desenvolvido pela associação Norte Crescente, o qual tem contribuído para o desenvolvimento social local.



GaCS

Sem comentários: