quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ressonância magnética no hospital da Terceira


O Secretário Regional da Saúde assistiu hoje à apresentação do equipamento de ressonância magnética que foi instalado no novo hospital da Ilha Terceira.

Segundo Miguel Correia este equipamento vem oferecer melhores condições aos doentes internados, que até agora tinham de se deslocar, de ambulância, acompanhados de um profissional de saúde, a uma clínica privada para os realizar.

É também um equipamento de última geração, existindo, presentemente apenas seis aparelhos deste modelo em todo o país.

“Aquilo que queremos é oferecer as melhores condições e os melhores equipamentos de diagnóstico aos nossos doentes”, sublinhou Miguel Correia.

A ressonância magnética instalada no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira custou cerca de 740 mil euros, sem IVA, mas será um investimento que terá um retorno económico uma vez que o hospital gastava cerca de 200 mil euros por ano na realização destes exames, no sector privado.

Segundo o Secretário da Saúde o hospital da Terceira está bem apetrechado, uma vez que foram dadas indicações no sentido de transferir do velho hospital todos os equipamentos em boas condições operacionais.

Naturalmente haverá necessidade de substituição de alguns desses equipamentos, mas isso é o normal em qualquer unidade de saúde. Essa substituição ocorrerá quando for necessária, de acordo com a programação do próprio hospital.

“As próximas prioridades para o hospital da Terceira, em termos de aquisições, são uma sonda transesofágica, para a realização de ecografia cardíaca e um novo equipamento de laser para oftalmologia”, anunciou Miguel Correia.

O equipamento hoje apresentado é um equipamento de ressonância magnética nuclear que permite adquirir planos anatómicos em vários ângulos, possibilitando não só visualizar a anatomia, mas também os órgãos em funcionamento.

A sua utilização mais frequente é o estudo do cérebro e coluna vertebral, mas serve também para estudo do sistema músculo-esquelético, dos diversos órgãos, dos vasos sanguíneos e ainda da mama e do coração.



Anexos:
2012.09.26-SReS-RessonânciaMagnéticaHSEIT.mp3


GaCS

Sem comentários: