quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Terceira recebe congresso nacional de agentes de viagem em 2013


O XXXIX Congresso da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo, a decorrer em 2013, vai ter lugar na ilha Terceira, com o apoio do Governo dos Açores.

Nesse sentido, a Secretária Regional da Economia e o Presidente daquela associação assinaram hoje, em Angra do Heroísmo, um protocolo de intenções para a organização do evento.

Luísa Schanderl, falando na ocasião, disse que “sete anos após a última organização de um Congresso da APAVT nos Açores, (São Miguel) um dos eventos mais concorridos para os profissionais do sector, a nossa responsabilidade é acrescida no sentido de corresponder às grandes expectativas já geradas”.

Para a governante, a APAVT “tem um papel fundamental no desenvolvimento do turismo nacional, promovendo o debate de ideias entre os seus associados, apresentando propostas a todos os níveis, antecipando assim as mudanças do mercado e preparando o sector para os desafios que lhe são colocados, contribuindo decisivamente para a atividade turística no seu todo”.

Para os Açores, acrescentou, “é indiscutível a relevância de receber um evento desta natureza, onde se deslocam centenas de agentes de viagens que tomam contacto com o destino, verificando, in locco, a inovação existente no mesmo”.

Luísa Schanderl sublinhou, por outro lado, que o reconhecimento do sector do turismo como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento da economia açoriana, “não é de agora, e, na ótica do Governo dos Açores, deve continuar a merecer a confiança dos empresários, por ser um meio de reforçar “a sustentabilidade do nosso desenvolvimento empresarial e da estrutura de emprego das nossas ilhas”.

O turismo nos Açores “caracteriza-se por uma oferta de qualidade, assente em recursos naturais, na natureza intacta, com belezas naturais paisagísticas, arquitetónicas e culturais únicas” e vem ganhado expressão “no mapa dos destinos de congressos”, disse ainda a governante, considerando o elevado número de eventos que já se realizaram no arquipélago, normalmente fora da época alta.

“Hoje os compradores procuram experiências diferentes e isso requer ou destinos novos, ou uma nova visão sobre os destinos estabelecidos, prosseguiu a Secretária Regional, acrescentando que, num mercado “cada vez mais competitivo” é fundamental fomentar, qualificar e diversificar a oferta e de produtos turísticos específicos, “especialmente aqueles centrados nas caraterísticas singulares e inigualáveis do nosso território, os únicos suscetíveis de se demarcarem pela diferença, aumentando o nosso poder de competitividade, enquanto destino turístico, de forma a inovar e modernizar da nossa oferta turística, em geral”.



Anexos:
2012.09.26-SRE-APAV.mp3


GaCS

Sem comentários: