terça-feira, 9 de outubro de 2012

Coro Capella Duriensis pela primeira vez nos Açores no âmbito da Temporada de Música


No âmbito da Temporada de Música 2012, uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Direção Regional da Cultura, serão realizados dois concertos com o coro Capella Duriensis, que se deslocará pela primeira vez aos Açores.

O primeiro concerto terá lugar na próxima sexta-feira, dia 12 de outubro, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, no Museu de Angra do Heroísmo, e o segundo no Teatro Micaelense, no dia 13, ambos às 21h30.

Este ensemble vocal é dirigido pelo maestro britânico Jonathan Ayerst, pianista do Remix Ensemble e maestro assistente do Coro Casa da Música. Considerado como um dos melhores da atualidade na tradição da música a cappella, este agrupamento português foi fundado em 2010, e tem sede na cidade do Porto. O seu repertório inclui música Ortodoxa Russa do séc. XIX, Canto Litúrgico Antigo da Europa Ocidental, polifonia do período Renascentista Português, música folk da Europa de Leste e música litúrgica do séc. XX.

O programa de concerto é dedicado à música do século XX, incluindo compositores como J. Tavener, I. Stravinski, J. Alain, B. Bartók, M. Balakirev, entre outros. Destaca-se aqui a obra do compositor G. Ligeti (1923-2006), «Lux Aeterna», que foi dada a conhecer ao grande público pelo filme «2001: Odisseia no Espaço», do realizador S. Kubrick.

Para além dos concertos, e no âmbito das atividades pedagógicas da Temporada, no dia 15 de outubro, decorrerá uma masterclass de direção coral, ministrada pelo maestro Jonathan Ayerst, no Conservatório Regional de Ponta Delgada.

A Temporada de Música 2012 tem como diretor artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Mala, Cooperativa Cultural Açoriana, com sede em Ponta Delgada.



GaCS

Sem comentários: