quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Diretor do SREA eleito Vice-presidente da Secção Permanente de Coordenação Estatística do CSE


O Diretor do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA),  Augusto Elavai, acaba de ser eleito, por unanimidade, Vice-presidente da Secção Permanente de Coordenação Estatística (SPCE), uma das secções especializadas do Conselho Superior de Estatística (CSE).

Esta é a primeira vez que um serviço regional de estatística é eleito para a mesa duma Secção do Conselho Superior de Estatística, entidade que orienta e coordena o Sistema Estatístico Nacional (SEN).

A SPCE é presidida pelo Banco de Portugal e são também membros efetivos o Instituo Nacional de Estatística (INE), a presidência do Conselho de Ministros, o SREA, a Direção Regional de Estatística da Madeira, a UGT, a Confederação Comércio Portugal, a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) e os Ministérios das Finanças, da Agricultura, da Educação e da Saúde.

Após a eleição, Augusto Elavai agradeceu a confiança em si depositada e acrescentou que tomava a eleição como um reconhecimento da atividade desenvolvida e pela visibilidade do SREA nestes últimos anos.

A SPCE reúne pelo menos uma vez por trimestre e tem entre as principais competências, para além de toda a coordenação do Sistema Nacional de Estatística, zelar pelo cumprimento dos princípios fundamentais do SEN, aprovar os instrumentos técnicos de coordenação estatística de aplicação obrigatória na produção das estatísticas oficiais, apreciar os Planos e Orçamentos das autoridades estatísticas, bem como acompanhar a execução desse plano de atividades.

O Conselho Superior de Estatística é presidido pelo Ministro que tutela o INE, atualmente o Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, e tem como Vice-presidente a Presidente do INE.

É composto, para além do presidente, pelo INE, Banco de Portugal, serviços regionais de estatística, Ministérios das Finanças, da Economia, da Educação, da Justiça e da Saúde, e também pela Comissão Nacional de Proteção de Dados, pela Associação de Municípios, pelas diversas confederações patronais e pelas duas centrais sindicais, pela da DECO, Universidades e por cinco personalidades independentes de reconhecido mérito científico.



GaCS

Sem comentários: