sábado, 27 de outubro de 2012

Katy Perry e Tom Hanks entre os notáveis açorianos


Que têm em comum a cantora Katy Perry, o ator Tom Hanks, a escritora Danielle Steele e o fundador dos Van Halen, David Lee Roth? Além da fama mundial, a ascendência açoriana. Tal facto juntou-os na lista de «Notáveis dos Açores», uma iniciativa do Governo Regional daquele arquipélago.

No sítio pode descobrir-se ainda mais descendentes dos Açores, como a cantora Nelly Furtado e o prémio Nobel da Medicina de 1996, Craig Mello. A iniciativa pretende divulgar o papel destas pessoas em vários países do mundo.

É apresentado o currículo de cada uma destas individualidades, assim como explicada a ascendência açoriana. Por exemplo, pode ler-se, Tom Hanks tem avós maternos descendentes de açorianos. Já a mãe de Katy Perry é oriunda de uma família do Faial. David Lee Roth tem avós paternos e maternos nascidos em São Miguel.

Outras individualidades apresentadas são Danielle Steele (descendente de uma família de São Miguel), Nuno Bettencourt (guitarrista dos Extreme, nascido na Terceira) e até Pedro Pauleta.

Também destaque para Justin Louis, que nasceu Luís Ferreira em Angra do Heroísmo, e fez carreira como ator em séries como Serviço de Urgência, CSI, Stargate e no filme Star Trek.

Há também descendentes de açorianos destacados no Brasil (o presidente Getúlio Vargas), Uruguai (os presidentes Francisco Vidal, Gabriel Leivas e Júlio Sanguinetti), ou EUA (o fotógrafo de Obama, Pete Sousa).


Fonte: abola.pt

Sem comentários: