quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Mortalidade infantil diminui nos Açores


De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, os Açores registaram, em 2011, uma taxa de mortalidade infantil de 2,9 por mil, valor inferior à média nacional e o mais baixo até hoje verificado na Região.

Os Açores foram, de resto, a única região do país em que a taxa de mortalidade infantil diminuiu, de 2010 para 2011, passando de 5,5 por mil para 2,9 por mil. No conjunto do país registou-se uma subida de 2,5 para 3,1 por mil.

Igualmente a taxa quinquenal de mortalidade infantil mantem a tendência decrescente que já se registava em anos anteriores.

Para além das atividades desenvolvidas pelas unidades de saúde, não serão alheias a esta descida as medidas tomadas pelo Serviço Regional de Saúde para melhorar o sector nos últimos anos e que, certamente, contribuíram para esta melhoria. No âmbito do Programa Regional de Saúde Materna e Planeamento Familiar, foram criadas e implementadas tanto a rede de referenciação materno-infantil como a rede de transferência de grávidas e recém-nascidos.

Estes procedimentos permitem uma melhor “interligação entre as Unidades de Saúde e os Hospitais, definindo as competências de cada área de cuidados” e promovem ganhos em termos de saúde para a grávida e para o recém-nascido.

Também, no âmbito do mesmo Programa, os centros de saúde da Região foram dotados de cardiotocógrafos e foi ministrada formação específica aos médicos de medicina geral e familiar, o que vem permitir uma maior acessibilidade e qualidade dos cuidados de saúde materna e infantil.



GaCS

Sem comentários: