sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Primeiro mercado de produtos biológicos do País abriu hoje na Praia da Vitória


O primeiro mercado de produtos biológicos, construído de raiz na Região e no País, abriu hoje na cidade da Praia da Vitória.

O mercado, orçado em 130 mil euros, dos quais 40 por cento comparticipados por fundos comunitários e o restante pelo município, que teve a iniciativa, e pelo Governo Regional, é gerido pela BioAzórica, a única cooperativa de agricultores de produtos biológicos certificados existente na ilha Terceira, com mais de 150 associados, oriundos da maioria das ilhas dos Açores.

O Diretor Regional do Desenvolvimento Agrário, que esteve presente na inauguração, disse, na ocasião, que a iniciativa é muito importante para o desenvolvimento da agricultura biológica e para a saúde dos consumidores.

Joaquim Pires sublinhou que este mercado representa a consolidação de um elo fundamental desta cadeia dos produtos biológicos, que é a comercialização.

Sobre este tipo de produção, o Diretor Regional lembrou que tem restrições apertadas ao uso de químicos e sublinhou que aproveita os recursos naturais no processo produtivo, para além de exigir muita atualização e formação profissional aos produtores.

Neste contexto, acrescentou, “o Governo Regional incentiva e apoia financeiramente a produção de culturas biológicas, no âmbito de programas de desenvolvimento rural como o PRORURAL”

Esta postura tem como objectivos apoiar produções compatíveis com o respeito pelo meio ambiente, contribuir para a melhoria da fertilidade natural dos solos, para a diminuição dos riscos de poluição de origem agrícola, melhorar a diversidade cultural e a utilização eficiente dos recursos naturais e obter produtos de elevada qualidade nutritiva, sem resíduos de quaisquer produtos químicos, entre outros que indicou.

Joaquim Pires referiu, ainda, a simbiose que se estabelece entre os meios rural e urbano à volta da produção biológica, com uma crescente procura destes produtos, “originando, também, muitas oportunidades em todos os sectores da cadeia de abastecimento de alimentos”.

Para além de ser “mais uma oportunidade para os agricultores, é também uma área de importante diversificação para a pequena indústria local e para os distribuidores”, sublinhou o Diretor Regional.

O mercado de produtos biológicos fica situado em plena cidade, junto ao Clube Naval e à zona verde, e conta com instalações de frio, cozinha para demonstrações e loja de vendas, para além de um escritório e de uma pequena esplanada..


Anexos:
2012.10.05-DRDA-MercadoBiológico.mp3


GaCS

Sem comentários: