sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Diretora Regional da Educação destaca importância do papel das escolas


A Diretora Regional da Educação relembrou hoje, na cerimónia de entrega dos diplomas de quadro de honra da Escola Básica Integrada da Ribeira Grande, que a missão da escola é "educar”, destacando a importância da educação.
Graça Teixeira considerou que a educação “é um dos fatores responsáveis pela transformação e evolução da sociedade”.
Para a Diretora Regional, o papel das escolas é o de “educar, de alimentar, de formar os nossos alunos, os cidadãos de amanhã, com os valores essenciais para uma convivência harmoniosa em sociedade, para uma participação cívica efetiva e empreendedora na vida social e profissional".
Nesse sentido, as escolas devem promover "o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, aliadas aos saberes culturais, científicos e tecnológicos, mas também à participação ativa, responsável, crítica, solidária e cooperante e à valorização do património histórico, cultural, social, natural e ambiental”.
Graça Teixeira referiu ainda que educar é “fazer da escola um espaço de trabalho em que se promove o sucesso académico e se formam cidadãos responsáveis, livres e aptos para enfrentarem os desafios da sociedade da informação e do conhecimento”.
“Educar pressupõe que os professores, os funcionários e os pais promovam valores e atitudes inerentes à cidadania”, afirmou a Diretora Regional, salientando que, numa sociedade em constante mudança, como a nossa, “exige-se que os alunos tragam de casa valores éticos indispensáveis, tais como o respeito, a perseverança e o valor do trabalho.
Só assim – concluiu –“se constrói uma escola cada vez mais humana, estimulante, de qualidade e que responda de forma inclusiva a todos os nossos alunos”.



GaCS

Sem comentários: