domingo, 18 de novembro de 2012

Governo quer ser "um parceiro e uma ajuda” na reintegração dos cidadãos deportados, garante Vasco Cordeiro


O Presidente do Governo dos Açores afirmou este domingo que o seu executivo quer ser “um parceiro e uma ajuda” aos Açorianos que estiveram emigrados nos Estados Unidos e Canadá e que, devido às vicissitudes da vida, foram obrigados a regressar à Região.

“Gostaria de dizer-vos que todos são muito bem-vindos aos Açores e, em relação a cada uma das situações de dificuldades e dos desafios que enfrentam nesta caminhada, que vissem no Governo dos Açores um parceiro e uma ajuda, dentro das nossas possibilidades e dentro daquilo que podemos fazer”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava num almoço de Ação de Graças para cidadãos deportados e suas famílias, no âmbito do projeto Thanksgiving, uma iniciativa preconizada pelo Xerife do Condado de Bristol, Thomas Hodgson, e pela Direção Regional das Comunidades.

Depois de um jantar idêntico já realizado na ilha Terceira, este almoço, que decorreu na escola Roberto Ivens, em Ponta Delgada, contou com o apoio das associações ARRISCA e Novo Dia.

O Presidente do Governo considerou ainda que esta iniciativa deve ser vista apenas como “um exemplo e um momento” do trabalho e do relacionamento que o Governo dos Açores “quer promover e quer manter com todos aqueles que, tendo partido dos Açores em busca de melhor fortuna noutras paragens, por uma ou por outra razão, hoje encontram-se aqui”.

“Queremos ser um parceiro e uma ajuda para fazer com que esta vossa caminhada se faça de forma mais leve e de forma mais fácil”, destacou Vasco Cordeiro, no almoço que contou com cerca de 130 pessoas.

“Se, para nós, são motivo de orgulho todos aqueles que, estando nas nossas comunidades emigradas, fizerem um percurso de sucesso ao nível económico, social e cultural, nós não esquecemos aqueles que são também Açorianos e que, pelas vicissitudes da própria vida, tiveram de regressar à sua terra”, disse.

O sucesso desta iniciativa é possível graças ao apoio de dezenas de personalidades e entidades de emigrantes Açorianos residentes na costa leste dos Estados Unidos, que, desde a primeira edição, abraçaram com grande entusiasmo este projeto.

A ementa do almoço incluiu o tradicional perú e a tarte de abóbora, produtos vindos diretamente dos Estados Unidos.


Anexos:
2012.11.18-PGR-AlmocoAçãoGraças.mp3


GaCS

Sem comentários: