sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Governo Regional associa-se às comemorações do nascimento de Saramago


O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas defendeu hoje, em Ponta Delgada, que "todos temos a obrigação de honrar os nossos maiores vultos da cultura, desde logo, aqueles que se destacaram a nível mundial".

Rodrigo Oliveira proferiu estas palavras, em representação do Presidente do Governo, na cerimónia comemorativa do 90.º aniversário do nascimento de José Saramago, que decorreu na Escola Secundária das Laranjeiras.

Na ocasião, enalteceu a iniciativa promovida pelo Conselho Executivo daquele estabelecimento de ensino, que, desde 1998, assinala a efeméride, contribuindo para perpetuar um dos nomes maiores da literatura universal.

Segundo disse, José Saramago é efetivamente "uma referência para todos aqueles que prezam a língua e cultura portuguesas".

Nessa linha, "os Açores também não podem ser esquecidos, pois deram às artes, literatura, poesia e lusofonia tantos nomes importantes" e, como tal, têm uma obrigação acrescida em honrar os seus maiores vultos e na promoção de todas as áreas do saber e da cultura, em particular junto dos mais novos.

A terminar, o Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas congratulou-se, ainda, pela presença de muitos jovens neste evento, considerando ser salutar que o legado de Saramago, a sua interrogação permanente do indivíduo e da sociedade, desafie os alunos a aguçar o seu pensamento sobre tudo o que nos rodeia.



Anexos:
2012.11.16-SsRPRE-Saramago.mp3


GaCS

Sem comentários: