terça-feira, 27 de novembro de 2012

Investimento na promoção turística dos Açores tem que ter retorno assegurado, diz Vítor Fraga


O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou esta manhã que é preciso ter a garantia que o investimento efetuado na promoção turística do destino Açores tem o devido retorno, porque “os meios que temos assim o exigem”.

Vítor Fraga, questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de apoiar a Câmara Municipal de Ponta Delgada na realização de um espetáculo de fogo-de-artifício para a passagem de ano, adiantou que, “cada vez mais, temos que ter um rigoroso critério na adjudicação de promoção turística e na promoção do destino Açores, para que todo o investimento tenha o devido retorno”.

O Secretário Regional, salientando que a prioridade do Governo prende-se com o apoio às famílias açorianas e à criação de emprego sustentado na Região, lembrou que “a criação de produto turístico e a promoção do mesmo é feita de uma forma programada e sustentada”, uma vez que “os operadores turísticos, quando enquadram na sua oferta o produto turístico Açores, fazem-no a 6 e a 12 meses”.

Logo, disse Vítor Fraga, “estar a criar um produto ad hoc, em cima do joelho, não terá o efeito que se pretende para um produto turístico sustentado, que traga riqueza e valor para a Região”.

O Secretário Regional recordou ainda que, “ao longo dos anos, a Câmara sempre primou por querer fazer, de uma forma isolada, a passagem de ano e o fogo-de-artifício, por isso também não entendemos, neste momento, o porquê de envolver o Governo Regional numa iniciativa ad hoc relativamente àquilo que é o destino turístico Açores e o produto turístico Açores”.

Vítor Fraga assegurou que o bom relacionamento entre o Governo e os diferentes órgãos do poder local “será sempre promovido”, garantindo que “haverá sempre colaboração da nossa parte”.

Apesar disso, adiantou que “não podemos tomar iniciativas cujo retorno é discutível e feitas em cima do tempo”, porque “a promoção turística exige planeamento".

"Só assim é que se conseguirá obter os resultados que pretendemos, de consolidação do destino”, afirmou.



Anexos:
2012.11.27-SRTT-CMPDL(1).mp3 
2012.11.27-SRTT-CMPDL (2).mp3


GaCS

Sem comentários: