sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Os Açores disponíveis na Europeana


Os conteúdos do Centro de Conhecimento dos Açores – Portal Cultura Açores, nomeadamente a Biblioteca Digital e o Inventário Genealógico, estão já disponíveis na Europeana – Biblioteca Digital Europeia.

A participação dos Açores na Europeana (http://www.europeana.eu/portal/search.html?query=A%C3%A7ores&qf=-UGC:true&qf=PROVIDER:RNOD+-+Portugal) resulta de um protocolo estabelecido entre a Direção Regional da Cultura e a Biblioteca Nacional de Portugal, que, através do Registo Nacional de Objetos Digitais (RNOD), veicula a documentação e bens culturais em formato digital, para a Biblioteca Digital Europeia.

Para serem disponibilizados na Europeana, todos os registos foram objeto de adaptação a determinados parâmetros e metadados, em correspondência com os restantes objetos digitais que se encontram online.

O projeto prevê a disponibilização de outros conteúdos do Centro de Conhecimento dos Açores, sendo que o Inventário Genealógico e a Biblioteca Digital são os que, presentemente, contêm mais documentação.




GaCS

Sem comentários: