sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Política de Educação deve evoluir para um novo patamar, afirma Presidente do Governo


O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, afirmou hoje que a política de Educação deve evoluir para um novo patamar, tendo em conta que está em fase de conclusão o ciclo de investimento público que permitiu dotar as ilhas de novas escolas.

“O Governo Regional pretende continuar a investir na Educação, mas temos de entrar num novo patamar, depois deste ciclo de investimentos na construção de infraestruturas que melhoraram as condições físicas do setor” nos Açores, salientou Vasco Cordeiro, depois de ter recebido a Presidente do Conselho Nacional de Educação, Ana Bettencourt.

O Presidente do Governo adiantou que a Região tem ainda um conjunto de outros desafios para vencer, o que passa também por valorizar áreas como o Regime de Autonomia e Gestão Democrática das Escolas, que assume, cada vez mais, um papel fundamental, assim como o Currículo Regional, por tudo o que traz de mais-valia ao conhecimento da realidade regional.

“Temos a perfeita consciência dos desafios que ainda temos à nossa frente em áreas essenciais para o desenvolvimento da nossa Região, como é o caso do abandono escolar e do sucesso educativo”, assegurou Vasco Cordeiro.

Após a audiência, o Presidente do Governo garantiu, por outro lado, que pretende apostar no reforço da estabilidade do setor, num processo que quer que envolva todos os agentes educativos, assim como na articulação do sistema de educação regional com o todo nacional, sempre preservando as especificidades e as soluções próprias que a Região pretende seguir, ao abrigo da Autonomia.

Na audiência com a Presidente do Conselho Nacional de Educação, que decorreu em Ponta Delgada, foi abordado o Projeto Cidadania e Sustentabilidades para o Século XXI, que foi objeto de um Protocolo com o Governo Regional, em Julho de 2010.

Envolvendo vários parceiros, este projeto financiado pela FLAD visa potenciar e desenvolver “novos olhares sobre a realidade local dos Açores” e promover a intervenção local, através da formação de professores para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e as potencialidades da fotografia neste domínio.


Anexos:
2012.11.16-PGR-AudiênciaConselhoNacionalEducação.mp3


GaCS

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