quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Qualidade dos produtos lácteos é melhor proteção para o fim das quotas, afirma Vasco Cordeiro


O Presidente do Governo dos Açores afirmou, esta quarta-feira, que o reforço da aposta na qualidade dos produtos lácteos da Região constitui a estratégia correta para responder ao anunciado desmantelamento do regime de quotas leiteiras.

“A melhor proteção que pode existir sobre o produto açoriano é a sua qualidade. Quanto mais qualidade tiver, mais se conseguirá afirmar e é esse o esforço que deve ser feito, tanto ao nível da produção, como da transformação”, afirmou Vasco Cordeiro.

Após ter recebido em audiência a Associação Nacional de Industriais de Laticínios (ANIL), o Presidente do Governo adiantou que o posicionamento da Região, num cenário pós quotas leiteiras, deve ser assegurado não apenas com medidas especificamente direcionadas ao setor leiteiro, mas também com outras medidas, como a valorização da marca “Açores”.

Vasco Cordeiro realçou, por isso, a importância de, cada vez mais, se valorizar os produtos lácteos através da Marca “Açores”, que constitui um instrumento de valorização da produção, de criação de valor em toda a cadeia e, por esta via, permitir a criação de emprego.

Depois do encontro com a ANIL, que decorreu em Ponta Delgada, Vasco Cordeiro reafirmou a estratégia política de defesa das quotas leiteiras, mas assegurou que o seu Executivo está a trabalhar para a eventualidade deste regime ser desmantelado, em parceria com os diversos intervenientes neste setor.

“Do ponto de vista político, mantemos a defesa do regime de quotas e temos a consciência da complexidade negocial que esta matéria assume e da evolução que tem registado. Temos também a obrigação, em parceira com os diversos intervenientes – produção, transformação e comercialização –, de nos prepararmos para todas as eventualidades no futuro”, afirmou Vasco Cordeiro.


Anexos:
2012.11.28-PGR-AudiênciaANIL.mp3


GaCS

Sem comentários: