terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Base das Lajes é o “principal pilar” da relação entre EUA e Portugal, afirma Vasco Cordeiro


O Presidente do Governo dos Açores defendeu hoje que a Base das Lajes constitui o “principal pilar” em que assenta a relação diplomática entre os EUA e Portugal e lamentou que existam aspetos desse relacionamento que não têm sido devidamente respeitados pela parte norte-americana.

A relação diplomática entre Portugal e os EUA pode ir para além da Base das Lajes, mas esta infraestrutura militar da ilha Terceira constitui o “principal pilar dessa relação diplomática” entre os dois países, afirmou Vasco Cordeiro, que falava na Assembleia Legislativa dos Açores.

No âmbito de uma interpelação sobre a redução anunciada de militares dos norte-americanos nas Lajes, Vasco Cordeiro salientou que, até ao momento, “existem aspetos em que essa relação diplomática não tem sido devidamente respeitada, nem tem sido devidamente acarinhada”.

Depois de salientar que a prioridade absoluta do Governo dos Açores é defender os trabalhadores da Base das Lajes e as suas famílias, assim como as empresas da ilha Terceira que vão ser afetadas por esta decisão, Vasco Cordeiro defendeu a “necessidade clara e imperiosa” de serem reforçados os mecanismos de informação por parte da Administração norte-americana para com os Governos dos Açores e da República sobre esta matéria.

“Não podemos aceitar, nesta questão, comportamentos que denotem uma postura de considerar que será na morosidade de um processo de diálogo que se poderá ter ganhos efetivos quanto à implementação da decisão”, alertou Vasco Cordeiro, para quem o Governo dos EUA deve, assim, “fazer um esforço acrescido, que vai para além do que tem feito, para fornecer informações e estar à altura da importância da relação diplomática entre os dois países”.

Perante os deputados açorianos, o Presidente do Governo afirmou, por outro lado, que o Executivo Regional coloca grandes expetativas na visita de empresários norte-americanos à ilha Terceira, agendada para fevereiro, mas salientou que esta iniciativa não deve constituir o único passo dos EUA para ajudar a lidar com o impacto da anunciada redução do seu contingente militar na Base das Lajes.

“Esta visita não pode ser considerada como o único passo concreto que deve ser dado pelos EUA para ajudar a lidar com o impacto social e económico desta decisão”, afirmou Vasco Cordeiro, adiantando que o seu executivo está preparar esta visita em conjunto com o Governo da República e com as Câmaras Municipal da Praia da Vitória e do Comércio de Angra do Heroísmo.

O Presidente do Governo referia-se à visita prevista da associação não-governamental BENS - Business Executives for National Security, que tem desenvolvido um trabalho de dinamização de comunidades afetadas por reduções ou fecho de bases militares.

Vasco Cordeiro considerou tanbém que a forma como este assunto tem sido conduzido por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros merece um voto de confiança e a colaboração franca e leal do Governo dos Açores.


Anexos:
2013.01.15-PGR-Lajes1.mp3
2013.01.15-PGR-Lajes2.mp3


GaCS

Sem comentários: