terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Governo dos Açores destaca importância de desburocratizar a função do professor


O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura destacou hoje, na Lagoa, em S. Miguel, a necessidade de libertar os professores de burocracias, dando-lhes espaço e tempo para que possam desenvolver a sua atividade e ajudar os alunos a pensar.

Luiz Fagundes Duarte, em declarações à margem do colóquio “A Literatura no Ensino Hoje - Que Lugar(es)?”, que decorre na Escola Secundária da Lagoa, afirmou tratar-se de “uma iniciativa excelente, que prova a vitalidade de todas as escolas que desenvolvem atividades deste tipo”.

“Esta escola, em particular, preocupou-se hoje com a literatura, o que é de louvar, sobretudo porque os professores estão empenhados em ajudar os alunos a pensar, o que é uma virtude das funções fundamentais de um docente”, frisou o Secretário Regional, que considerou este encontro "muito interessante sobre questões da literatura na escola"

Para Luiz Fagundes Duarte, o professor “não só transmite conhecimento, como também auxilia as crianças e os jovens a organizar o pensamento e a pensarem por si próprios”.

O Secretário Regional da Educação Ciência e Cultura acrescentou que um colóquio desta natureza é de “extrema importância” e, por isso, o Governo dos Açores deve “manifestar todo o seu apoio, contribuindo com uma palavra de incentivo, pois tudo isto se inscreve no grande programa que todos nós temos para a educação, que se baseia num sistema educativo com conteúdos, que seja capaz de motivar alunos e professores”.

Para Luiz Fagundes Duarte, é essencial libertar os docentes de burocracias que possam dificultar o desenvolvimento da sua atividade, frisando que o Governo dos Açores pretende que os professores “tenham tempo para exercer a sua função, sendo este colóquio exemplo disso mesmo”.


Anexos:
2013.01.29-SRECC-Colóquio.mp3


GaCS

Sem comentários: