terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Governo Regional tem planos para avançar com a construção de uma nova escola nos Arrifes


O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura afirmou hoje, na Ilha de São Miguel, que o executivo açoriano tem a intenção de, “tão breve quanto possível, mas não este ano”, avançar com a construção de uma nova Escola Básica e Integrada na Freguesia de Arrifes, no concelho de Ponta Delgada.

Luíz Fagundes Duarte manifestou a sua preocupação quanto ao estado atual das instalações no decorrer de uma visita que realizou à Escola Básica e Integrada de Arrifes, que tem uma população escolar da ordem dos 1.700 alunos.

O Secretário Regional pretende visitar todas as escolas da Região Autónoma dos Açores para se inteirar do seu funcionamento e para contatos diretos com os seus responsáveis.

Luíz Fagundes Duarte reafirmou que “a política do executivo é a de descentralizar, ao máximo, a decisão que tem a ver com o funcionamento das escolas e com o acompanhamento dos alunos, desburocratizar as escolas e o trabalho dos professores” para que estes se possam dedicar à sua função principal, que é ensinar, preparar e dar aulas e avaliar os alunos.

O Secretário Regional revelou que, a partir de quarta-feira, 30 de janeiro, serão anunciadas medidas concretas nesse sentido, numa atitude que será continuada pela Secretaria Regional da Educação.

À margem da visita, Luíz Fagundes Duarte comentou o anunciado encerramento, por decisão empresarial, das salas de cinema existentes em Ponta Delgada, considerando que “sempre que se fecham salas de espetáculo, para cinema ou para teatro, isso representa sempre uma falha social”.

O Secretário Regional manifestou a esperança de que esta situação dê oportunidade para que empresários locais possam avançar com iniciativas que retomem as exibições de cinema, admitindo ainda estudar a possibilidade de salas com capacidade de projeção que estão no domínio de instituições públicas poderem vir a estabelecer-se como uma rede de projeção de filmes.



Anexos:
2013.01.29-SRECC-EscolaArrifes.mp3


GaCS

Sem comentários: