terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Presidente do Governo participa em conferência internacional sobre o clima e energias renováveis


O Presidente do Governo dos Açores participa, quinta e sexta-feira, na conferência internacional da “R20 – Regiões para a Ação Climática”, uma organização sem fins lucrativos em cooperação com as Nações Unidas.

A Região Autónoma dos Açores é membro-fundador da “R20”, tendo assinado em 2010, na Cimeira de Governadores sobre o Clima Global, na Califórnia, o documento constitutivo desta organização, que desenvolve a sua ação com o objetivo de mitigar os efeitos das alterações climáticas e promover ações que contribuam para a diminuição das emissões de carbono para a atmosfera.

Na conferência que vai decorrer em Viena, Áustria, intitulada “Implementando o Futuro da Energia Sustentável”, Vasco Cordeiro fará uma comunicação no âmbito do painel “Capacitar as Regiões a Executar Novas Soluções de Energia”.

Nesta iniciativa participarão também o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, o Chanceler Federal da Áustria, Werner Faymann, o Primeiro-Ministro da Roménia, Victor Ponta, e o ex-Governador da Califórnia e fundador da “R20”, Arnold Schwarzenegger, entre outras personalidades do mundo político, académico e empresarial internacional.

Com sede na Suíça, a organização “R20” reúne cerca 560 governos locais e regionais em todo o mundo, bem como empresas, instituições financeiras e académicas, organizações não-governamentais e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tendo como principal objetivo fomentar uma “economia verde”, assente na preservação do ambiente, utilização de energias renováveis e diminuição da emissão de gases de efeitos de estufa.

A “R20” é atualmente presidida por Michèle Sabban, Presidente da Assembleia das Regiões da Europa (ARE).



GaCS

Sem comentários: