quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Secretaria Regional dos Recursos Naturais associa-se ao Lions Clube da Lagoa na plantação de endémicas


A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, associa-se à comemoração do 20.º aniversário do Lions Clube da Lagoa, disponibilizando um espaço na Reserva Florestal de Recreio da Chã da Macela para a plantação simbólica de espécies endémicas dos Açores.

O Lions Clube da Lagoa pretende plantar uma árvore por cada ano de atividade, numa iniciativa que decorrerá no sábado a partir das 11h00.

A comitiva lionística que se desloca aos Açores para participar na assembleia comemorativa do 20.º aniversário da instituição na Lagoa, que integra um diretor internacional, o Governador em exercício e antigos governadores, vai visitar o Centro de Divulgação Cinegética existente na Reserva Florestal de Recreio da Chã da Macela, localizada no concelho de Lagoa, em S. Miguel.

A Diretora Regional do Recursos Florestais, Anabela Isidoro, que estará presente na iniciativa, considerou que se trata de uma oportunidade para “promover as reservas florestais de recreio e as espécies endémicas lenhosas produzidas nos viveiros florestais com respeito pela biodiversidade”.

Na Região existem atualmente 27 Reservas Florestais de Recreio, onde, nos últimos anos, além da manutenção anual, foram executados investimentos ao abrigo do programa ProRural, uma vez que estes espaços têm uma importância social relevante e um grande potencial na divulgação da floresta, dos seus valores e multifuncionalidade.

Desde 1997, foram criadas seis novas Reservas Florestais de Recreio e efetuadas obras de remodelação e valorização, com maior impacto, em 18 destes espaços.

As obras realizadas visaram a adequação de instalações sanitárias, a instalação/remodelação de parques infantis, a criação de áreas para prática desportiva ao ar livre e a criação de espaços de merenda abrigados.

Entre os investimentos realizados, merece também referência a construção ou adequação de espaços a Centros de Divulgação, como foram os casos mais recentes da Reserva Florestal de Recreio da Caldeira (Graciosa), do Centro de Divulgação do Viveiro Florestal de Espécies Autóctones (Fontinhas - Terceira), do Centro de Divulgação Cinegética (Lagoa - S. Miguel) e do Centro de Divulgação Florestal do Nordeste, inaugurado em Setembro de 2012.



GaCS

Sem comentários: