quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Secretário Regional da Saúde admite que Nefrologia do Hospital da Horta pode funcionar em complementaridade


O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje que o serviço de Nefrologia do Hospital da Horta, que neste momento não dispõe de médico especialista, “poderá funcionar sob a supervisão de outro serviço serviço de Nefrologia na Região”.

“É importante no Serviço Regional de Saúde que as ilhas não funcionem cada uma por si, mas sim em conjunto e com as complementaridades necessárias”, frisou Luís Cabral, salientando que, apesar de ainda não estar tomada uma decisão, esta “é uma das soluções possíveis, que visa, não só a rentabilidade dos recursos, mas também uma maior eficácia técnica”.

Nesse sentido, o  funcionamento em complementaridade é uma solução que permite resolver de forma provisória ou definitiva a carência verificada.

Luís Cabral visitou hoje as unidades de saúde e do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores na ilha do Faial com o objetivo de conhecer as instituições e trocar impressões com os seus responsáveis sobre as linhas de ação definidas para estes setores.

O Secretário Regional, como o mesmo objetivo, já esteve no Pico, S. Jorge e S. Miguel, tendo previstas ainda visitas às Flores, Corvo, Graciosa e Santa Maria.

“Estas visitas têm uma dupla finalidade. Por um lado, perceber as preocupações das administrações, e por outro, ter um conhecimento efetivo das diferentes estruturas de modo a consolidar o programa de reestruturação que está a ser preparado para o Serviço Regional de Saúde”, salientou Luís Cabral.

Nestas deslocações estão também incluídas visitas às instalações dos bombeiros, para identificar as respetivas capacidades operacionais em função das necessidades dos lugares que servem.

Luís Cabral faz-se acompanhar pelo Diretor Regional da Saúde, Armando Almeida, e pelo Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, José Dias.


Anexos:
2013.01.16-SRS-HemodialiseHorta.mp3


GaCS

Sem comentários: