segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Sérgio Ávila satisfeito com número crescente de projetos SIDER e Empreende Jovem


O Vice-Presidente do Governo dos Açores manifestou satisfação com a aprovação de 32 novos projetos de investimento no quadro dos programas SIDER e Empreende Jovem, que totalizam um investimento de 21 milhões de euros e representam a criação de 55 postos de trabalho.

Sérgio Ávila considerou que se trata de ”uma prova da mais-valia que estes programas representam para os empresários e para os jovens que pretendem construir as suas vidas, como é o caso do Empreende Jovem, e um sinal de que tempos de dificuldade devem ser encarados com determinação e confiança.”

O Vice-Presidente salientou ainda ser “muito positivo e encorajador” o facto de os projetos aprovados respeitarem a candidaturas apresentadas para investimentos a concretizar em quase todas as ilhas dos Açores.

Entre os setores de atividade a que respeitam, destaca-se o turismo, nas suas várias vertentes de alojamento e de atividades de animação e restauração, e as áreas do comércio e serviços.

No âmbito do Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional (SIDER), foram aprovados 17 novos projetos no Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento Local, que totalizam um investimento de 2,5 milhões de euros, enquanto no Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo foram aprovados cinco novos projetos, num investimento global de dois milhões de euros.

No que concerne ao Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento Estratégico, os quatro projetos aprovados totalizam 15,5 milhões de euros de investimento.

Relativamente ao Empreende Jovem, que se destina especificamente a apoiar projetos de criação de empresas detidas maioritariamente por jovens empreendedores, procurando estimular uma cultura de risco e vontade empreendedora, foram aprovadas seis candidaturas, que totalizam um milhão de euros de investimento e permitirão a criação de nove postos de trabalho, dos quais cinco deverão ser preenchidos por mulheres.

Sérgio Ávila revelou que, até agora, foram apresentadas 838 candidaturas no âmbito do SIDER, que representam um investimento previsto de 510,5 milhões de euros e a criação de mais de 2.500 novos postos de trabalho.

O programa Empreende Jovem já recebeu 191 projetos, com um investimento previsto de 33,5 milhões de euros e a criação de 459 novos postos de trabalho.


GaCS

Sem comentários: