terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Vasco Cordeiro destaca eixos de atuação para criação de emprego em “ano particularmente difícil”


O Presidente do Governo dos Açores anunciou, esta terça-feira, que o reforço da competitividade da economia, a preparação dos Açorianos para uma maior empregabilidade e o acompanhamento dos desempregados constituem os três eixos da ação do Governo Regional para a criação de empego.

"Temos condições para ultrapassar este momento mais difícil em que vivemos", afirmou Vasco Cordeiro, apesar de considerar que 2013 se afigura como um “ano particularmente difícil” nesta matéria.

O Presidente do Governo, que falava na entrega de diplomas e certificados a formandos que terminaram o curso nos Níveis II e VI da Escola Profissional APRODAZ - Associação para a Promoção do Desenvolvimento dos Açores, adiantou que a ação do executivo regional assenta em três alicerces bem definidos, o primeiro dos quais é o reforço da competitividade da economia, que permita a criação de emprego e de riqueza nos Açores.

“Não temos a capacidade de criar emprego por decreto, mas temos de criar as condições para que as empresas açorianas tenham, por elas mesmas, a capacidade de criar esse emprego”, salientou Vasco Cordeiro.

O segundo alicerce passa pela preparação dos Açorianos para uma maior empregabilidade, adiantou o Presidente do Governo, para quem a cerimónia de hoje na APRODAZ constitui um exemplo desse objetivo.

“Isso concretiza-se dando condições para que os Açorianos tenham uma maior qualificação e mais conhecimentos e competências para poderem ultrapassar este desafio, através de melhores condições para obterem emprego”, realçou.

Segundo Vasco Cordeiro, o terceiro pilar tem a ver com o acompanhamento dos desempregados, através da criação de condições para que os que estão nessa situação possam aproveitar para reforçar as suas competências e a sua formação.

“Não valerá a pena iludirmos quanto à situação que atravessamos, que apresenta condicionantes externas que são conhecidas e tem os efeitos internos que são sentidos pelas Açorianas e pelos Açorianos”, salientou Vasco Cordeiro, acrescentando que o ano de 2013 servirá para testar a capacidade, a vontade e o empenho em vencer este desafio.

“Não será, seguramente, sem sacrifícios e, em muitos casos, sem desilusões, mas o que interessa salientar é a vontade e a capacidade das Açorianas e dos Açorianos em ultrapassarem esta fase mais desafiante em que vivemos”, adiantou.

Na cerimónia de entrega dos diplomas, o Presidente do Governo defendeu, por outro lado, a “necessidade imperiosa” de reforçar a ligação entre a educação, a formação profissional e o tecido empresarial.

“Temos de assumir como nossos os desafios que a União Europeia coloca no âmbito da Agenda 2020, nomeadamente, um esforço acrescido no combate ao abandono escolar precoce e, sobretudo, na alteração das estratégias de intervenção social”, concluiu.

Na implementação desta estratégia de criação de emprego, o Presidente do Governo fez, ainda, questão de salientar a importância que as escolas profissionais assumem e apelou aos formandos para que vejam, desde logo, no Governo dos Açores, uma entidade que trabalha nas soluções que permitam ultrapassar este desafio.


Anexos:
2013.01.22-PGR-APRODAZ(1).mp3 
2013.01.22-PGR-APRODAZ(2).mp3


GaCS

Sem comentários: