segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Diretor Regional do Ambiente afirma que áreas classificadas podem ser "valia acrescentada” para produtos açorianos


O Diretor Regional do Ambiente defendeu hoje, na Horta, que as áreas classificadas dos Açores “podem constituir uma marca e uma valia acrescentada” para os produtos regionais.

Hernâni Jorge falava na cerimónia de apresentação do “Mel do Parque”, um produto que os apicultores da Associação de Agricultores da Ilha do Faial começaram recentemente a produzir na singular Paisagem Protegida do Monte da Guia.

O Diretor Regional destacou a "grande importância" que o executivo açoriano atribui a este tipo de iniciativas e de produções, salientando que elas demonstram que a economia e a proteção ambiental não têm necessariamente que “andar de costas voltadas” e podem “caminhar lado a lado”.

O “Mel do Parque” é o segundo produto produzido no Parque Natural da Ilha do Faial no âmbito do programa Parceiro para o Desenvolvimento Sustentável, da Direção Regional do Ambiente.

O apiário, montado em 2012, registou no primeiro ano uma produção de cerca de 70 Kg de mel de elevada qualidade.

Questionado sobre a eventualidade de poderem surgir novos produtos, o Diretor Regional do Ambiente disse que foi lançado aos parceiros do programa o desafio de trazerem projetos e iniciativas do género, salientando que todas serão naturalmente “acarinhadas e promovidas”.

Nesse sentido, Hernâni Jorge salientou que a Direção Regional do Ambiente e os Parques Naturais de Ilha continuam a ter “toda a disponibilidade para promover, apoiar, divulgar e dinamizar este tipo de iniciativas e as produções locais relacionadas com a utilização dos espaços e das áreas classificadas da Região”.

Para Hernâni Jorge, o lançamento do “Mel do Parque” evidencia também que, numa perspetiva de promoção e valorização do ambiente e da natureza, os produtores e a tutela ambiental “podem constituir e desenvolver marcas e produtos com valor económico”, sendo certo que, em alguns casos, “de outra forma poderia ser difícil isso acontecer”.

O programa Parceiro para o Desenvolvimento Sustentável conta nos Açores com uma centena de parceiros, cerca de um terço dos quais na ilha do Faial, e visa fomentar o envolvimento dos agentes económicos e sociais, gerando um efeito multiplicador com impacto positivo na economia local e potenciando a criação de produtos que permitam o uso sustentável dos recursos dos Parques Naturais e a sua promoção.


Anexos:
2013.02.25-DRA-ApresentaçãoMelDoParque(1).mp3 
2013.02.25-DRA-ApresentaçãoMelDoParque(2).mp3


GaCS

Sem comentários: