terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Governo assegura que consumidores podem confiar nos produtos à base de carne fabricados nos Açores


O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, assegura que todos os produtos processados na Região a partir de carne de bovino ou de bovinos e suínos criados na Região, nomeadamente hambúrgueres, almôndegas, carne moída e nuggets, não incorrem no risco de incorporar carne de cavalo.

Os produtos de carne processados nos Açores pelas empresas de transformação regionais existentes oferecem aos consumidores locais e nacionais a garantia absoluta de que não incorporam na sua composição qualquer tipo de carne que não seja a que está  identificada no rótulo.

Refira-se ainda que não há abates de animais de espécie equina em qualquer um dos nove matadouros em funcionamento no arquipélago e que constituem a rede regional de abate.

Em todos os matadouros existe um corpo de inspeção formado por médicos veterinários, a quem compete a inspeção sanitária de todos os animais abatidos e das carcaças.

Além disso, todas as empresas de processamento e transformação existentes na Região são regularmente sujeitas a inspeções e vistorias por parte da autoridade veterinária regional, estando o seu funcionamento dependente da atribuição do Número de Controlo Veterinário (NCV).

A Região tem, em parceria com os empresários açorianos, apoiado o fabrico e promoção de produtos de qualidade a partir de carne produzida nos Açores em condições únicas de pastagem.




GaCS

Sem comentários: