quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Governo dos Açores distingue 21 alojamentos turísticos com galardão Miosotis Azores 2013-2014


O Governo dos Acores entregou hoje os prémios e certificados relativos ao galardão Miosotis Azores 2013-2014 a 21 unidades de alojamento da Região, elevando para 33 os estabelecimentos distinguidos.

Este galardão reconhece os empreendimentos turísticos regionais pelos seus bons comportamentos ambientais  implementados em diferentes valências, nomeadamente, ao nível da poupança de recursos, correta gestão dos resíduos e valorização local.

Na cerimónia que decorreu no Jardim Botânico do Faial, os secretários regionais do Turismo e dos Transportes, Vítor Fraga, e dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, enalteceram o investimento dos empresários que se candidataram ao galardão.

“Orgulhosamente, podemos afirmar, neste momento, que estas políticas de sustentabilidade que têm orientado o desenvolvimento turístico da Região têm resultado em inúmeros reconhecimentos internacionais de cariz ambiental, contribuindo fortemente para aumentar a notoriedade e para fortalecer a imagem do Arquipélago dos Açores como Destino de Natureza por excelência”, disse Vítor Fraga.

O Secretário Regional do Turismo e Transportes referiu como exemplos desse reconhecimento internacional a existência na Região de 23 locais que integram a Rede Natura 2000, de três ilhas classificadas pela UNESCO como Reservas da Biosfera, o facto de o Parque Natural do Faial ter sido o primeiro destino nacional a receber o galardão “Éden – Destino Europeu de Excelência” e o galardão “Destino Quality Coast n.º 1”, que distingue os Açores como o mais sustentável destino costeiro de férias na Europa.

Por seu lado, Luís Neto Viveiros considerou que “Miosótis foi, com acerto, a designação escolhida para este galardão”.

“Miosótis ou 'não-me-esqueças', como também é popularmente chamada, é uma planta endémica existente em todas as ilhas e foi escolhida como símbolo do equilíbrio que deve sempre existir entre a componente natural e a humana”, defendeu.

O Secretário Regional dos Recursos Naturais sublinhou que essa é a visão do Governo dos Açores “e, felizmente, é essa também e, cada vez mais, a aposta que tem vindo a ser desenvolvida pelos empresários do Turismo”.

“Para todos, os nossos mais sinceros parabéns e o compromisso do Governo dos Açores em apoiar este percurso rumo à excelência 'verde', essencial para que aqueles que nos visitam 'não nos esqueçam' e continuem a preferir os Açores”, afirmou Luís Neto Viveiros.



GaCS

Sem comentários: