quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Governo dos Açores mantém apoios às famílias, afirma Piedade Lalanda


A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje que o Governo dos Açores vai manter, em 2013, os apoios destinados às famílias, nomeadamente através da rede de equipamentos sociais existente na Região, uma medida que passa pela melhoria e alargamento da valência de creche a todos os concelhos dos Açores.

“Com este plano, fecha-se o ciclo dos concelhos que não tinham ainda creche e que vão passar a ter”, frisou Piedade Lalanda, acrescentando que está previsto no Plano o projeto de construção de uma creche no concelho de Nordeste.

Piedade Lalanda, que falava no final de uma audição na Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa sobre as propostas de Orientações a Médio Prazo, Plano Regional Anual e Orçamento da Região para 2013, salientou que a melhoria do apoio ao domicílio é outra das apostas que consta do Plano e Orçamento para 2013, que visa ainda aumentar a capacidade dos lares de idosos na Região.

“Há aqui uma consciência da importância dos equipamentos sociais no apoio às famílias e à manutenção dos apoios complementares, nomeadamente o complemento de abono de família, de reforma e o Compamid, num momento em que as famílias sentem uma diminuição clara nas prestações sociais”, salientou, considerando ser “um sinal positivo da parte do Governo Regional querer reforçar, apoiar, na medida da sua capacidade financeira, os rendimentos das famílias”.

Em relação à igualdade de oportunidades, o Governo dos Açores vai continuar a apostar nas políticas desenvolvidas nesta área, mantendo a sua atenção, por exemplo, na prevenção e combate à violência doméstica.

“Temos consciência que fizemos um grande trabalho na prevenção da violência doméstica, por exemplo, e queremos manter esta atenção a este problema social”, afirmou Piedade Lalanda, adiantando que será mantido “um reforço da prevenção”, que resulta de uma “decisão e opção política do Governo Regional”.

A interligação de diversas áreas de intervenção é outra das medidas previstas no Plano e Orçamento para 2013, assegurando a Secretária Regional que, "quando se está em situação de carência, a saúde, a ação social, o emprego, a educação são áreas que se cruzam”.

Piedade Lalanda salientou ainda que o Governo dos Açores está a “ultimar um quadro jurídico de organização de voluntariado”, tendo em vista “incentivar outras formas de resposta social, através da potenciação do voluntário e do voluntariado nos Açores”. 

A Secretária Regional referiu também que, em matéria de política social, o executivo açoriano quer “potenciar as sinergias e as parcerias” existentes.



GaCS

Sem comentários: