quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Governo dos Açores mobiliza meios para atender a situações provocadas pelo mau tempo


O Governo dos Açores está a acompanhar a situação nas zonas afetadas pelos fortes chuvadas que ocorreram hoje na ilha de S. Miguel, que provocaram cerca de duas dezenas de inundações em habitações nos concelhos de Ponta Delgada, Lagoa, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo.

Uma das zonas mais afetadas foi a freguesia da Ribeira Seca, no concelho da Ribeira Grande, onde se registou a inundação de cerca de 15 habitações.

As inundações obrigaram ao realojamento de quatro famílias, três das quais em casas de familiares e uma através de arrendamento provisório assegurado pelo Governo dos Açores.

No terreno, a acompanhar a situação, encontram-se mais de duas dezenas de técnicos da Direção Regional de Habitação e do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores (IDSA), da Secretaria Regional da Solidariedade Social.

A Direção Regional do Ambiente registou várias ocorrências em toda a ilha de S. Miguel, onde a situação mais grave ocorreu na Ribeira do Vilão, na freguesia da Ribeira Seca, tendo o diretor regional dado instruções para avançar de imediato o processo de construção de uma bacia de retenção.

Esta Direção Regional tem no terreno mais de uma centena de operacionais, dos quais 82 da Administração Hidrográfica e 38 do Serviço de Ambiente de Ilha.

Por seu lado, a Direção Regional das Obras Públicas, Tecnologia e Comunicações tem mobilizados nesta altura cerca de 200 homens, apoiados por 11 máquinas e 14 camiões, para resolver as situações mais graves.

A Direção Regional dos Recursos Florestais registou alguns pequenos deslizamentos em caminhos rurais e florestais de S. Miguel, onde também caíram algumas árvores, estando as situações a ser resolvidas pelas equipas no terreno.

O deslizamento de maiores dimensões ocorreu no Caminho Rural da Grota dos Cães, em Água de Pau, concelho da Lagoa, tendo arrastado terra vegetal e pedra pomes para a freguesia, estando a situação a ser tratada com meios do Serviço Florestal de Ponta Delgada, que procedem à limpeza.

A Direção Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural não recebeu até agora qualquer indicação de prejuízos causados pelo mau tempo em terrenos e explorações agrícolas.

Nos portos e núcleos de pesca dos Açores também não foi registada até ao momento nenhuma situação digna de registo.



GaCS

Sem comentários: