quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Luís Cabral diz que há exames médicos nas unidades de saúde que "nunca foram vistos"


O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, na Assembleia Legislativa, que existem nas unidades de saúde dos Açores “inúmeros exames em arquivo”, que nunca ninguém abriu, nem viu.

Luís Cabral, que prestava esclarecimentos aos deputados no âmbito de uma interpelação do Bloco de Esquerda ao Governo sobre a defesa e sustentabilidade do Serviço Regional de Saúde, apontou esta situação como um exemplo daquilo que é necessário fazer no sentido da racionalização de despesas no setor.

O Secretário Regional frisou ter constatado em unidades de saúde que “existem várias situações em que são pedidos exames que não têm qualquer tipo de benefício para o doente, porque ninguém os avalia de seguida”, defendendo que estas situações não podem voltar a acontecer.

“Existem profissionais de muita qualidade no Serviço Regional de Saúde, agora o sistema que foi montado permite de alguma forma excessos e esses excessos têm que ser corrigidos”, frisou.

Relativamente ao Centro de Radioterapia dos Açores, Luís Cabral explicou que, em termos da prestação de serviços, cada sessão de radioterapia irá custar ao Serviço Regional de Saúde um valor igual ao serviço que é prestado no continente.

O Secretário Regional sublinhou ainda que o funcionamento nos Açores de um centro de radioterapia trará uma “clara vantagem” para os açorianos, que deixam de ser obrigados a deslocar-se continente para receber tratamento.

Para Luís Cabral, “existem serviços que, pelo seu rácio populacional, permitem uma qualidade assistencial aos açorianos”, sendo que um deles é a radioterapia.

Segundo argumentou, os Açores, com uma população da ordem dos 246.000 habitantes, justificam plenamente um centro que deve existir por cada 200.000 pessoas, de acordo com aquilo que está definido internacionalmente.



Anexos:
2013.02.20-SRS-ExamesMédicos.mp3


GaCS

Sem comentários: